Obras Literárias
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

+17
graziela32
rafael32
Luizalopes32
Lauro32
Camilaf32
Gabriela32
Luis Cristiano
pedro32
Sannder32
Kauane32
bernardo32
Bianca32
camilaa32
Ariane32
milenaM32
AnnaJ32
Admin
21 participantes

Ir para baixo

Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Admin Ter Abr 25, 2017 9:49 pm

Os enredos das narrativas são constituídos de início, complicação, clímax e desfecho. INDIQUE, com citações extraídas do texto, cada uma das partes mencionadas e justifique suas indicações.

Admin
Admin

Mensagens : 11
Data de inscrição : 24/04/2017

https://literaturauepg.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por AnnaJ32 Qua Abr 26, 2017 7:59 pm

Início: chegada de Elza na casa de Sousa Costa.
"Terça-feira, o táxi parou no portão da Vila Laura. Elza apeou ajeitando o casaco, toda de pardo, enquanto o motorista botava as duas malas, as caixas e embrulhos no chão."
Apresentação da governanta para as crianças: "fizera as meninas pronunciarem muitas vezes: Fräulen. Assim deviam lhe chamar". São os primeiros contatos dos personagens.

Complicação: Já acostumados com a presença da governanta, esta começa seu trabalho, que ao contrário dos outros, fora difícil, pois "Quinze dias já e nem mostras do mais leve interesse,arre!... estava trabalhando bem...a inocência verdadeiramente esportiva?talvez ingenuidade." não deixavam o garoto se encantar e interessar por ela. Elza se deixou levar, foi se abrindo mais do que o normal e percebemos "muito bem a mudança do rapaz, finalmente!".

Clímax: A mãe, Laura, não sabia o verdadeiro motivo do trabalho de Fräulen dentro da casa e quando percebe que seu filho está com comportamentos diferentes em relação à governanta, fica desesperada e vai tirar satisfação com seu marido que a explica tudo: "Uma pessoa especial evita muitas coisas" ., ou seja, alguém que ensinasse Carlos à amar, sem loucuras e conflitos. A aceitação de Laura demora, mas Elza fica.
Depois de terminar as lições de amor, Sousa Costa queria pregar um susto em Carlos, porque "aquilo não podia acabar sem um pouco de violência. E então lhe mostraria os perigos que nessas aventuras de amor pecaminoso correm os inexperientes.". Quando Carlos estava no quarto de Elza, o pai entra e pede explicações, fala que ela era uma aventureira, que iria o obrigar a casar, "E se tiverem um filho, como é!diga!!maluco...", mas ao ver o filho em prantos, acaba de vez com tudo e lhe conta que pagou a alemã para o ensinar.

Desfecho: Fräulen vai embora dizendo "Adeus Carlos. Seja...muito feliz,ouviu?adeus", e ele, por muito tempo fica inconsolável, porém amadurece com o sofrimento. O idílio acaba.
AnnaJ32
AnnaJ32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por milenaM32 Sex Abr 28, 2017 9:01 pm

INÍCIO- começa quando Sousa Costa, preocupado com a inocência do filho,contrata fräulein para ficar em sua casa. Onde que inicialmente todos pensam que a sua função é ser professora de alemão e bons modos.
"De repente Carlos começou a estudar alemão. Em 15 dias fez um progresso danado. Quis propor mesmo um aumento nas horas de estudo,porém, não sabendo bem o por quê, não propôs. Lhe interessava tudo o que era alemão, comprava revista de Munique. Andava com elas na rua e depois vinha depressa entregá-las a Fräulein"

COMPLICAÇÃO- Laura estava estranhando o comportamento do filho,e estava preocupada, pois não sabia o motivo verdadeiro, que fazia fräulein estar ali. Onde vai atrás de respostas de fräulein e Sousa Costa.
"Foi isso que vim ensinar a seu filho e não: me entregar, mas vejo que sou tomada por outra mulher aqui. Deixarei sua casa amanhã mesmo, minha senhora."

CLÍMAX- Neste momento, Carlos está nitidamente apaixonado por Elza e por ironia, ela está apaixonada por Carlos. Elza vai embora, pois já havia cumprido com sua missão, onde ela quanto Carlos passavam por uma fase de sofrimento.
"-Adeus,Carlos. Seja feliz, ouviu? Adeus ...
Beijou-o na testa. Na testa, tal-e-qual fazem as mães. O beijo foi cometido por demais."

DESFECHO- Com o passar dos anos, Elza encontra-se novamente com Carlos já adulto.
" Mandou-lhe um gesto rápido de cabeça,quase saudação. E continuava a brincar com a holandesa.Fräulein se doeu, tomou com o baque seco nas entranhas."


milenaM32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Ariane32 Sáb Abr 29, 2017 11:40 pm

Início: O romance inicia-se com a contratação de Elza pelo senhor Souza Costa com o objetivo de iniciar sexualmente seu filho, porém na teoria ela seria governanta e professora de alemão. Exercendo esse papel ela vai morar na residência de seu contratador, Vila Laura. Nos primeiros dias Fräulein “não conseguia prender a atenção do menino”, mas “de repente Carlos começou a estudar o alemão”, “Fräulein é que percebeu muito bem a mudança do rapaz”.
Complicação: A esposa que Souza Costa não sabia o verdadeiro motivo da alemã em sua casa e após perceber as insinuações desta pra seu filho pede que ela deixe sua casa. “É isso que vim ensinar para seu filho, minha senhora. Criar um lar sagrado!”, e assim Fräulein continua seu serviço. Acontece que o menino e Elza se apaixonam, “doía nela o desejo daquele ingênuo, amou-o no momento com delírio”, e vivem essa paixão por um tempo.
Clímax: Tendo ensinado tudo o que pretendia, a separação entre os dois protagonistas era necessária. Carlos então descobre a verdadeira razão de Fräulein ter sido contratada, mas toda sua atenção é voltada a partida da amada. O rapaz fica desolado.
Desfecho: “Carlos sentiu que já estava de luto aliviado”. Há um reencontro de Fräulein e o rapaz, este não demonstra mais nenhum sentimento por ela, apenas um sinal de reconhecimento, e inclusive está acompanhado por uma moça holandesa, o que fere os sentimentos de Fräulein. “Uma comoção materna se desencadeou no corpo dela (...). Ela era a mãe do amor!”.

Ariane32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por camilaa32 Dom Abr 30, 2017 12:25 am

Início: Sousa Costa ,pai de Carlos,personagem que é aluno de Fräulein,a contrata para ficar em sua casa no Brasil com o propósito de ensinar além do idioma alemão,o amor. Nos primeiros dias Carlos não tinha interesse em nada,muito menos na sua nova professora e hóspede. Ao passar dos dias,Carlos demonstra-se interesse "em ambos".
Complicação:Carlos e Fräulein demonstravam-se cada vez mais interessados um no outro.
Laura mãe de Carlos começou a perceber o interesse repentino de Carlos não só nas aulas de alemão,e sim nas "aulas extras" que andava pedindo a professora. Laura,percebe as insinuações de Fräulein para Carlos e desesperadamente pede para que a professora deixe a casa e vai conversar sobre o fato com seu marido ,Sousa Costa.
Clímax: Elsa estava ali para ensinar o amor,e assim o fez. Depois de ter ensinado a Carlos ,Sousa Costa decide que é hora de Fräulein partir e conta toda a verdade a Carlos que fica desolado.
Desfecho:Carlos e Elsa se encontraram novamente ,mas já não havia mais nenhum sentimento ,apenas o de agradecimento. Carlos tornara-se homem,Fräulein havia ensinado o amor.

camilaa32

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Bianca32 Dom Abr 30, 2017 1:43 pm

Início: Sousa Costa contrata Elza, que chega a mansão Vila Laura, onde tem os primeiros contatos com a família.
“— Desculpe insistir. É preciso avisá-la. Não me agradaria ser tomada por aventureira, sou séria. E tenho 35 anos, senhor. Certamente não irei se sua esposa não souber o que vou fazer lá. Tenho a profissão que uma fraqueza me permitiu exercer, nada mais nada menos.
É uma profissão. Falava com a voz mais natural desse mundo, mesmo com certo orgulho que Sousa Costa percebeu sem compreender. Olhou pra ela admirado e, jurando não falar nada à mulher, prometeu.”
“Terça-feira o táxi parou no portão da Vila Laura. Elza apeou ajeitando o casaco, toda de pardo, enquanto o motorista botava as duas malas, as caixas e embrulhos no chão. Era esperada. Já carregavam as malas pra dentro. Uns olhos de 12 anos em que uma gaforinha americana enroscava a galharia negro-azul apareceu na porta. E no silêncio pomposo do casão o xilofone tiniu:
— A governanta está aí! Mamãe! a governanta está aí! “

Complicação: Quando Elza percebe que não está sendo tão fácil conquistar Carlos por meio de suas aulas e quando Elza descobre que Laura não sabia do plano de Souza Costa, pedindo que Elza se retire da casa.
“Fräulein escondeu o movimento de impaciência. Não conseguia prender a atenção do menino. O inglês e o francês eram familiares já pra ele. Principalmente o inglês de que tinha aulas diárias desde nove anos. Mas alemão.... Já cinco lições e não decorara uma palavrinha só, burrice? ”

“Não vê que eu vinha lhe pedir, Fräulein, pra deixar a nossa casa. Acredite: isto me custa muito porque já estava muito acostumada com você e não faço má ideia de si, não pense! mas... Creio que já percebeu o jeito de Carlos... ele é tão criança!... Pelo seu lado, Fräulein, fico inteiramente descansada.... Porém esses rapazes... Carlos...
— Já vejo que o senhor seu marido não lhe disse o que vim fazer aqui. ”
Clímax: Quando Elza já terminou seu trabalho, e acaba de uma maneira trágica com o “romance”, fazendo com que Sousa Costa entre no quarto e os veja juntos.
“Entre Sousa Costa e Fräulein se convencionara desde o princípio, que aquilo não podia acabar sem um pouco de violência. A maior lição estava mesmo no susto que Sousa Costa pregaria no coitado. E então lhe mostraria os perigos que nessas aventuras de amor pecaminoso, pecaminoso? correm os inexperientes. Vocês todos já sabem quais são. Isso divertira muito Sousa Costa, representar a cena lhe dera um gostinho.”

“Meu Deus! entra Sousa Costa
— Que está fazendo aqui, diga!
— Nada, papai...”

Desfecho: Quando Elza vai embora da casa, deixando Carlos desolado.
“Carlos de pé. Mal calçou os chinelos, se arranjar pra que! Sujo de sono se atirou na porta, desceu as escadas, ficaram perdidos no abraço. Chorando ele mergulhava a cara nas roupas desejadas. Nem lhes gozava o cheiro lavado. Fräulein, entre lágrimas, sorriu assim:
— Meu filho...
Sousa Costa repuxava os bigodes, bolas! Porém lhe doía a dor do filho. Dona Laura descia os últimos degraus. Um dos chinelos de Carlos estava ali. Era preciso partir.
— Adeus, Carlos. Seja... muito feliz, ouviu? adeus..”


Bianca32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por bernardo32 Seg maio 01, 2017 6:49 pm

No inicio, Elza chega a casa, depois de ter sido contratada por Sousa Costa para ensinar seu filho Carlos os saberes do amor e do sexo, e se insere na rotina da família.
"A moça depois das cortesias trocadas com a senhora Sousa Costa e um naco de conversa indiferente, subira apenas pra tirar o chapéu. Logo o criado viria chamá-la pro almoço... Acalmava depois aquilo, agora tinha de se arranjar. Alisou os cabelos, deu à gola da blusa, às pregas do casaco uma rijeza militar."
"Imediatamente se apossara dos deveres próprios e se colocara na posição exata. O começo dela é de quem recomeça. "
"Começara como quem recomeça e a tranqüilidade aplainou logo a existência dos Sousa Costas, extraindo as últimas lascas da desordem, polindo os engruvinhamentos do imprevisto."


A complicação acontece quando a D. Laura percebe uma coisa estranha acontecendo entre Carlos e Elza. Como não sabia do combinado entre seu marido e a funcionária, pede para que Elza vá embora. Então Sousa Costa interfere e há uma discussão para que Elza fique ou não na casa, e ela acaba ficando.
"— Não vê que eu vinha lhe pedir, Fräulein, pra deixar a nossa casa. Acredite: isto me custa muito porque já estava muito acostumada com você e não faço má idéia de si, não pense! mas... Creio que já percebeu o jeito de Carlos... ele é tão criança!... Pelo seu lado, Fräulein, fico inteiramente descansada... Porém esses rapazes... Carlos..."
"— Queira desculpar, Fräulein. Vivo tão atribulado com os meus negócios! Demais: isso é uma coisa de tão pouca importância!... Laura, Fräulein tem o meu consentimento. Você sabe: hoje esses mocinhos... é tão perigoso! Podem cair nas mãos de alguma exploradora! A cidade... é uma invasão de aventureiras agora! Como nunca teve!. COMO NUNCA TEVE, Laura... Depois isso de principiar... é tão perigoso! Você compreende: uma pessoa especial evita muitas coisas. E viciadas! Não é só bebida não! Hoje não tem mulher-da-vida que não seja eterômana, usam morfina... E os moços imitam! Depois as doenças!... Você vive na sua casa, não sabe... é um horror! Em pouco tempo Carlos estava sifilítico e outras coisas horríveis, um perdido! É o que eu te digo, Laura, um perdido! Você compreende... meu dever é salvar o nosso filho... Por isso! Fräulein prepara o rapaz. E evitamos quem sabe? até um desastre!... UM DESASTRE! "
"— Fräulein... antes eu tenho de lhe apresentar as nossas desculpas. Laura não sabia de nada e foi precipitada. Ela é mãe, Fräulein... Mas está muito arrependida do que fez."


O Climax acontece quando o plano de Sousa Costa e Elza chega ao fim, significando o final do trabalho da funcionária, e fazendo parecer de forma trágica.Para isso, os dois tramam para que o patriarca veja Elza e Carlos juntos.
"Então ela se falava: Se o senhor Sousa Costa não ensinar agora, não ensina mais. É preciso que ensine. O meu dever é não sair daqui sem que ele primeiro indique a Carlos os perigos. Mesmo com o meu sacrifício.

Por tudo isso insistiu. Assim a consciência adormece. Get zur Ruhe!¹ Sousa Costa já amolado, prometeu."
"Carlos entrara no quarto de Fräulein. Mal tivera tempo de. Porém já machucara a amante, cruzando as pernas sentado. Tátão, tão, tão!

— Abra!

Meu Deus! entra Sousa Costa

— Que está fazendo aqui, diga!

— Nada, papai..."
"Nem assombrações amedrontam assim! E Carlos não acredita em assombrações. Carlos espaventado, exausto, antes morrer!... Mas a noção da morte o acalma e retempera. Carlos Principia se defendendo, pois não tem a menor intenção de morrer. Um filho?! Mas viria mesmo um filho?... Fräulein teria um fi... Fräulein partia... Vem a figura de Fräulein. Mata o filho. Que filho nem nada! Fräulein! O desejo de Fräulein. 0 desespero por ela! Não tem nada, tem Fräulein! o corpo dela, o calor dela... Carlos vai. Pra que precauções? Vira o trinco. Porta fechada, naturalmente. Empurra-a. Sacode-a com força. "


No Desfecho, depois que Elza cumpre seu trabalho, ela vai embora, deixando Carlos aos prantos, mas fazendo com que ele amadureça com o processo:

"Ela arranjava de novo a... alguém lhe chamou os olhos, conhecido, Carlos? era Carlos com as irmãs na fiat. Instintivamente ela atirou uma serpentina. A fita rebentou."

bernardo32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Kauane32 Ter maio 02, 2017 12:19 pm

Início: Sousa Costa ,pai de Carlos, contrata Elza para ficar em sua casa no Brasil. A moça foi contratada com o propósito de ensinar ,o amor,o verdadeiro amor. Nos primeiros dias Carlos não demonstrava interesse em nada,muito menos nas aulas de alemão da nova professora e noa governanta da vila Laura . Ao passar dos dias,Carlos se mostra interessado em ir mais além do alemão.
Complicação:Carlos e Fräulein ficavam cada vez mais interessados um no outro,no sentido muito mais afetivo.Laura mãe de Carlos começou a desconfiar da proximidade dos dois e do interesse de Carlos não só nas aulas de alemão,e sim nas outras atividades que Carlos a pedira. Laura,vê as insinuações que Fräulein fazia para Carlos. Laura pede para que a professora vá embora de sua casa e de imediato vai conversar com seu marido.
Clímax: Fräulein estava ali para ensinar o amor, com Sousa Costa havia lhe pedido . Depois de ter ensinado e ajudado a Carlos ,o pai decide que é hora de Fräulein deixar Vila Laura e conta toda a verdade a Carlos, que fica triste.
Desfecho:Carlos e Elsa se encontraram novamente em uma comemoração de Carnaval . Ambos haviam seguidos suas vidas,Carlos já estava namorando e Elsa ensinava o amor a outros meninos. O que restou foi apenas agradecimento de Carlos e sua família.

Kauane32

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Sannder32 Ter maio 02, 2017 12:28 pm

Inicio:Chegada de Elza na casa da família Sousa.Elza muda-se para a casa, se fazendo de professora de alemão.Mas sua verdadeira missão é ensinar a arte de amar para Carlos, filho mais velho de Sousa Costa.Elza,que a partir de então passa a chamar-se de Fraulen, começa a dar aulas de alemão para Carlos e suas irmãs.No começo Carlos não se interessa muito com as aulas de alemão,Fraulen fica preocupada mas ao reparar a beleza de Fraulen, começa a se interessar pelas aulas e pela professora.
Complicação acontece quando:A D. Laura percebe uma coisa estranha acontecendo entre Carlos e Fraulen.Como não sabia do combinado entre seu marido e a funcionária, pede para que Fraulen vá embora. Então Sousa Costa interfere e há uma discussão para que Fraulen fique ou não na casa, e ela acaba ficando.Quando Fraulen percebe esse interesse de Carlos,já que seria essa a regra para fazer nascer o amor. Com esse interesse, Carlos passa a modificar sua postura, ficando mais em casa, e pede para que Fraulen lhe ensine piano e até a costurar, para ficar mais tempo ao lado dela,acontece que Fraulen se apaixona por Carlos.
Climax:Carlos então descobre a verdadeira razão de Fraulen ter sido contratada por seu pai, mas toda sua atenção é voltada para Fraulen.
Desfecho:Carlos fica diferente após a partida de Fraulen,tornara-se homem.O sofrimento causado pela partida de sua amada demora muito para passar.Mas passa.Carlos vai ao teatro, conversa com amigos, segue sua vida. Depois de anos, se reencontram de longe então Carlos acena para Fraulen, mas sem sentimentos.

Sannder32

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por pedro32 Ter maio 02, 2017 1:43 pm

Inicio:Chegada de Elza na casa da família Sousa costa .Elza muda-se para a casa, se fazendo de professora de alemão.Mas sua verdadeira missão é ensinar a arte de amar para Carlos, filho mais velho de Sousa Costa.Elza,que a partir de então passa a chamar-se de Fraulen, começa a dar aulas de alemão para Carlos e suas irmãs.No começo Carlos não se interessa muito com as aulas de alemão,Fraulen fica preocupada mas ao reparar a beleza de Fraulen, começa a se interessar pelas aulas e pela professora.
Complicação acontece quando:A D. Laura percebe uma coisa estranha acontecendo entre Carlos e Fraulen.Como não sabia do combinado entre seu marido e a funcionária, pede para que Fraulen vá embora. Então Sousa Costa interfere e há uma discussão para que Fraulen fique ou não na casa, e ela acaba ficando.Quando Fraulen percebe esse interesse de Carlos,já que seria essa a regra para fazer nascer o amor. Com esse interesse, Carlos passa a modificar sua postura, ficando mais em casa, e pede para que Fraulen lhe ensine piano e até a costurar, para ficar mais tempo ao lado dela,acontece que Fraulen se apaixona por Carlos.
Climax:Carlos então descobre a verdadeira razão de Fraulen ter sido contratada por seu pai, mas toda sua atenção é voltada para Fraulen.
Desfecho:Carlos fica diferente após a partida de Fraulen,tornara-se homem.O sofrimento causado pela partida de sua amada demora muito para passar.Mas passa.Carlos vai ao teatro, conversa com amigos, segue sua vida. Depois de anos, se reencontram de longe então Carlos acena para Fraulen, mas sem sentimentos.
pedro32
pedro32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Luis Cristiano Ter maio 02, 2017 3:21 pm

INÍCIO- começa quando Sousa Costa, preocupado com o filho,contrata fräulein para ficar em sua casa,para ensinar alemão e amor.
"De repente Carlos começou a estudar alemão. Em 15 dias fez um progresso danado. Quis propor mesmo um aumento nas horas de estudo,porém, não sabendo bem o por quê, não propôs."

COMPLICAÇÃO- Laura estranhava o comportamento do filho,e estava preocupada, pois não sabia o que estava acontecendo. Quando vai atrás de respostas de fräulein e Sousa Costa.

CLÍMAX- Neste momento, Carlos está apaixonado por Elza e por ironia, ela está apaixonada por Carlos. Elza vai embora, pois ja tinha ensinado Carlos "a amar".
"-Adeus,Carlos. Seja feliz, ouviu? Adeus ..."

DESFECHO-Depois de anos Elza se encontra com Carlos adulto.
" Mandou-lhe um gesto rápido de cabeça,quase saudação. E continuava a brincar com a holandesa.Fräulein se doeu, tomou com o baque seco nas entranhas."
Luis Cristiano
Luis Cristiano

Mensagens : 10
Data de inscrição : 01/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Gabriela32 Ter maio 02, 2017 3:30 pm

Tudo inicia-se com a chegada de Fraülein a casa.

"Terça feira o táxi parou no portão da Vila Laura. Elza apareceu ajeitando o casaco, toda de pardo, enquanto o motorista botava as duas malas, as caixas e os embrulhos no chão. Era esperada. Já carregavam as malas para dentro. Uns olhos de 12 anos em que uma gaforinha americana enroscava a galharia negro-azul apareceu na porta. E o silêncio pomposo do casão o xilofone tiniu:
- A governanta está aí! Mamãe! A governanta está aí!
- Já sei, menina! Não grite assim!

A complicação apresenta-se no momento em que D. Laura decide que Fraülein deve ir embora.

"Esperou. Dona Laura mal respirava muito nervosa, não sabendo principiar.
- É por causa do Carlos
- Ah... Sente-se.
- Não vê que eu vinha lhe pedir, Fraülein, pra deixar a nossa casa. Acredite: isso me custa muito porque já estava muito acostumada com você e não faço má ideia de si, não pense! mas... Creio que já percebeu o jeito de Carlos... ele é tão criança!... Pelo seu lado Fraülein, fico inteiramente descansada... Porém esses rapazes... Carlos....
- Já vejo que o senhor seu marido não lhe disse o que eu vim fazer aqui."

O clímax dá-se pelo momento em que Carlos encontra-se com Fraülein.

"Sem reflexão, sem vergonha da fraqueza, corre pra porta de Fraülein. Fechada! Bate. Bate forte, com risco de acordar os outros, bate até a porta se abrir, entra."

"Carlos sai cuidadoso do quarto de Fraülein. Caminha na maciota. Todo cuidado é pouco, não? com os pés de onça ele pisa. Nem um ruído fará, não vá acordar alguém... Carlos reflete. E sabe que essas coisas ninguém deve descobrir."

" - Não minta, Carlos. Então você nunca esteve com ninguém?... Está vendo?... Responda!
Ele ergue a cara, ardendo em verdades magníficas. Quanta fraqueza linda! E responde. Responde certo:
- Estar não é gostar, Fraülein!

E o desfecho dá-se pela partida de Fraülein e mais posteriormente, depois de anos o reencontro de ambos, porém sem sentimento algum.

"Fraülein sacudida pelos soluços nervosos entrou no automóvel! Partiram mesmo. Debruçou-se ainda na portinhola:
- Meu Carlos..."

"E o idílio de Fraülein realmente acaba aqui. O idílio dos dois. O livro está acabado."


Gabriela32

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Camilaf32 Ter maio 02, 2017 3:37 pm

Início: A história da início quando Souza Costa contrata uma governanta alemã, para educação de seu filho.
“Terça-feira o táxi parou no portão da Vila Laura. Elza apeou ajeitando o casaco, toda de pardo, enquanto o motorista botava as duas malas, as caixas e embrulhos no chão. Era esperada. Já carregavam as malas pra dentro. Uns olhos de 12 anos em que uma gaforinha americana enroscava a galharia negro-azul apareceu na porta. E no silêncio pomposo do casão o xilofone tiniu:
— A governanta está aí! Mamãe! a governanta está aí!
— Já sei, menina! Não grite assim!
Complicação: D. LAURA, mãe de Carlos, não sabendo da verdadeira missão de Elza começa a estranhar a relação dela com menino e pede que Elza deixe a casa.
“Não vê que eu vinha lhe pedir, Fräulein, pra deixar a nossa casa. Acredite: isto me custa muito porque já estava muito acostumada com você e não faço má idéia de si, não pense! mas... Creio que já percebeu o jeito de Carlos... ele é tão criança!... Pelo seu lado, Fräulein, fico inteiramente descansada... Porém esses rapazes... Carlos... — Já vejo que o senhor seu marido não lhe disse o que vim fazer aqui. Dona Laura teve uma tontona, escancarou olhos parados”
Clímax: Depois de toda a confusão com sua esposa, Souza Costa pede que Elza fique na casa. Quando Carlos já estava envolvido com a professora seus pais decidem que esse romance deve acabar de uma maneira trágica.
“Carlos entrara no quarto de Fräulein. Mal tivera tempo de. Porém já machucara a amante, cruzando as pernas sentado. Tátão, tão, tão! — Abra! Meu Deus! entra Sousa Costa — Que está fazendo aqui, diga! — Nada, papai... “
Desfecho: Elza vai embora e Carlos amadure e vira um homem.
“— Meu filho, Fräulein vai embora... Você não quer se despedir dela?(...)
...Era preciso partir. — Adeus, Carlos. Seja... muito feliz, ouviu? adeus... “

Camilaf32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Lauro32 Ter maio 02, 2017 4:12 pm

Início: Souza Costa faz o acordo com Elza para que ela seja governanta, professora de alemão dos seus filhos. Mas, na verdade é para ensinar o amor para Carlos. "Terça-feira o táxi parou no portão da Vila Laura. Elza apeou ajeitando o casaco,
toda de pardo, enquanto o motorista botava as duas malas, as caixas e embrulhos no chão." "— A governanta está aí! Mamãe! a governanta está aí! "
Complicação: Quando D. Laura percebe que Fräulen tem segundas intenções com seu filho, pois não sabia os reais motivos de Elza, e a governanta decide ir embora. "— É lamentável, minha senhora, o procedimento do senhor seu marido, evitaria
esta explicação desagradável. Pra mim. Creio que pra senhora também. Mas é melhor
chamar o seu marido. Ou quer que desçamos pro hol?
Foram encontrar Sousa Costa na biblioteca. Ele tirou os olhos da carta, ergueu a
caneta, vendo elas entrarem.
— O senhor me prometeu contar a sua esposa a razão da minha presença aqui.
Lamento profundamente que o não tenha feito, senhor Sousa Costa."
Climax: Fräulen ensina o amor para Carlos, então ela, Souza Costa, Laura decidem dar o susto no menino. "Carlos de pé. Mal calçou os chinelos, se arranjar pra que! Sujo de sono se atirou na
porta, desceu as escadas, ficaram perdidos no abraço. Chorando ele mergulhava a cara
nas roupas desejadas. Nem lhes gozava o cheiro lavado."
Desfecho: Carlos e Elza depois eles se reencontram, Carlos maduro sem nenhum sentimento muito arrojado, enquanto Fräulen um sentimento "materno". "Deu um gritinho horrorizada, acertara na testa dele, podia tê-lo ferido... Carlos olhou.
Mandou-lhe um gesto rápido de cabeça, quase saudação. E continuou brincando com
a holandesa. Fräulein se doeu, tomou com o baque seco nas entranhas."

Lauro32

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Luizalopes32 Ter maio 02, 2017 4:17 pm

No início, Sousa Costa (pai) se preocupa com o filho, por ser imatura demais para sua idade, sendo assim, teve a ideia de contratar Elza em sua casa para ajudar Carlos a se tornar um homem, ensinando sobre a vida sexual e amorosa. De primeira, Carlos mostrava indiferença na presença da mulher na casa, inclusive pelas aulas de alemão. Mas, com o passar dos dias e da convivência diária com Elza, um sentimento diferente brota no coração de Carlos, querendo ir mais além do alemão.
A complicação vem quando o interesse de ambos cresce muito, muito mais do que simples aulas. A mãe, D Laura, desconfiada da situação e do interesse obsceno de Carlos, pede que Elza deixe a casa imediatamente e vai falar com Sousa.
Depois da conversa com Sousa, ele percebeu que Elza cumpriu seu trabalho, fazendo Carlos amadurecer e aprender a amar, e a manda embora da Vila Laura.
E, por fim, depois de um longo tempo, ambos se encontram numa festa de carnaval, com suas vidas seguidas em frente, Carlos namorando e Elza ensinando novos meninos o verdadeiro amor.

Luizalopes32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por rafael32 Ter maio 02, 2017 4:26 pm

Início: Contratação de Elza para ficar na casa de Sousa costa no brasil, este era pai de Carlos. Sua contratação tinha o intuito de ensinar a Carlos o amor verdadeiro. Nos primeiros dias de aula de alemão, ele não demostrava interesse, mas ao passar do tempo ficou interessado nas aulas de alemão e também em Elza.

Complicação: Carlos e Elza ficavam interessados um no outro. Por sua vez, a mãe de Carlos (Laura), desconfiou da proximidade dos dois e percebeu as insinuações que Elza fazia para Carlos. Após isto, sua mãe pediu para Elza ir em bora imediatamente.

Clímax: Após Elza realizar seu trabalho, que era ensinar o amor verdadeiro a Carlos, Sousa entendeu que seu serviço já havia se completado e decide que é hora de Elza partir. Carlos fica sabendo de toda a verdade e fica desolado.

Desfecho: Após alguns anos, Carlos e Elza se reencontram em uma festa de carnaval. Os dois já haviam seguido suas vidas , pois Carlos já estava namorando e Elza continuava ensinando o amor verdadeiro a outros jovens. O que restou foi apenas o agradecimento de Carlos por tudo que Elza fez a ele e a sua família.
rafael32
rafael32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por graziela32 Ter maio 02, 2017 7:06 pm

Início:Começa com a chegada de Fraulein na casa da família.
“Terça-feira o táxi parou no portão da Vila Laura. Elza apeou ajeitando o casaco, toda de pardo, enquanto o motorista botava as duas malas, as caixas e embrulhos no chão. Era esperada. Já carregavam as malas pra dentro.”
Complicação: A mãe de Carlos vaio tirar satisfações com fraulein,pelo estranho comportamento do filho.
"Foi isso que vim ensinar a seu filho e não: me entregar, mas vejo que sou tomada por outra mulher aqui. Deixarei sua casa amanhã mesmo, minha senhora.
Clímax: Fraulein vai embora,e Carlos fica abalado.
‘’A casa esteve imóvel nesse dia. Todos sofriam. Porque Carlos sofria. O próprio Sousa Costa sofria, porém era homem e voltara a achar certa graça no caso, aquilo passava. Os outros imaginavam que não passava. Isto é: não se preocupavam com esses futuros muito condicionais, o importante era o presente’’

Desfecho: O reencontro de Fraulein e Carlos por qual não sentia mais nada
‘’Carlos sentiu que já estava de luto aliviado. Ao abatimento surdo e desespero dos primeiros dias, continuara uma tristeza cheia de imagem de Fräulein. Quer dizer que a amante principiava a ser idealizada. Breve se chamaria Nize, Marila, Salutáris Porta e outros nomes complicados. Não, isso pra Carlos é impossível. Breve Fräulein irá pra esse sótão da vida, quartinho empoeirado, aonde a gente joga os trastes inúteis. Até desagradáveis. Mas por agora ela apenas fora viver num quarto andar. Sem elevador".

graziela32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por milenaw32 Ter maio 02, 2017 7:12 pm

Início: o começo do livro muitas vezes pareceu confuso, porém ele se da quando Elza chega na casa, sendo uma professora de alemão e governanta, podemos perceber nitidamente a chegada dela no seguinte trecho "-A governanta esta aí! Mamãe! A governanta está aí!"
complicação:
A complicação começa quando dona Laura descobre a verdadeira função de Elza, na verdade ela tinha sido contratada por Souza Costa para ensinar o filho o "amor" e como não cair nas armadilhas da vida, como bebidas, drogas, e o que estava em alta na época que eram os antigos bordéis (casas noturnas, prostitutas etc), Souza Costa na verdade queria proteger o filho, para que não perdesse tudo aquilo que foi investido em Carlos (uma boa educação, as aulas de alemão, uma boa casa, e vida confortável na infância) por isso chamamos de "ensinar a amar" para que no futuro Carlos encontrasse uma mulher digna e tivesse uma família. Então, o pai contrata Elza com essa missão sem dona Laura mãe de Carlos saber. O conflito se da quando dona Laura descobre toda essa farsa no seguinte trecho.
"-Não vê que eu vinha lhe pedir, Fraulein, pra deixar a nossa casa. Acredite: isto me custa muito, pois ja estava acostumada com você, e não faço má ideia de si[...] -É lamentável , minha senhora, o procedimento do seu marido, evitaria essa explicação desagradável. Para mim. Creio que para senhora também."
Entretanto o conflito é resolvido, e Fraulein continua na casa.
Climax: creio que o climax se inicia quando Fraulein começa a fazer Carlos se apaixonar, como podemos ver no trecho a seguir quando Carlos ja esta gostando dela:
"-estou aqui Fraulein.
- Não faça assim! Podem ver...
- Ninguém vê...
- Assim não! é capaz de ter alguém por aí..."
A partir daí Carlos ja gosta de Fraulein, logo depois vem o conflito maior no trecho:
"Carlos entrara no quarto de Fraulein. Mal tivera tempo de. Porém já machucara a amante, cruzando as pernas sentado.
-Abra!
Meu Deus! entra Souza Costa!
- Que esta fazendo aqui, diga!
- Nada papai..."
Por isso o conflito, estaria na hora de separar os dois amantes.
Desfecho: após Fraulein ir embora, Carlos sofrer por algum tempo, os dois se reencontram numa festa de carnaval, restando em Carlos apenas o sentimento de gratidão à ela por tudo que fez, ele estava namorando, e ela continuava "ensinando o amor" aos rapazes.

milenaw32

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2017
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por gabriellib32 Ter maio 02, 2017 9:43 pm

Inicio : "-A governanta esta aí! Mamãe! A governanta está aí!" Neste inicio é quando Fraulein chega na casa para ensinar alemão ao menino, porém sem a mãe( Laura) saber o pai( Costa Souza) a contrata para ensinar o amor a ele.
Complicação: A mãe estava estranhando o jeito do filho, e estava preocupada, pois não sabia o que estava acontecendo. Quando vai atrás de respostas de fräulein e Sousa Costa.
Clímax:Neste momento, Carlos está apaixonado por Elza, e então ela vai embora, pois ja tinha ensinado Carlos "a amar".
"-Adeus,Carlos. Seja feliz, ouviu? Adeus ..."
Desfecho: Depois de anos Elza se encontra com Carlos adulto.
" Mandou-lhe um gesto rápido de cabeça,quase saudação. E continuava a brincar com a holandesa. Fräulein se doeu, tomou com o baque seco nas entranhas."

gabriellib32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Guilherme 3.2 Ter maio 02, 2017 10:12 pm

Início: “Terça-feira o táxi parou no portão da Vila Laura. Elza apeou ajeitando o casaco, toda de pardo, enquanto o motorista botava as duas malas, as caixas e embrulhos no chão. Era esperada. Já carregavam as malas pra dentro.”
Quando Elza chega na casa para ensinar Carlos.
Complicação: Quando a mãe descobre o que realmente está sendo ensinado a seu filho.
Clímax: Quando Elza vai embora
Desfecho: Quando se encontram no carnaval e Carlos não sente mais nada por Elza.


Guilherme 3.2
Guilherme 3.2

Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/04/2017
Idade : 24
Localização : Disney

Ir para o topo Ir para baixo

Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Erick_32 Ter maio 02, 2017 11:23 pm

Inicio: A chegada de Elza a residencia "Elza apeou ajeitando o casaco, toda de pardo, enquanto o motorista botava as duas malas, as caixas e embrulhos no chão."

Complicação: A não aceitação de Elza a residencia pela dona Laura exigindo a remoção desta de seu domicilio "É lamentável, minha senhora, o procedimento do senhor seu marido, evitaria
esta explicação desagradável. Pra mim. Creio que pra senhora também. Mas é melhor
chamar o seu marido. Ou quer que desçamos pro hol?
Foram encontrar Sousa Costa na biblioteca. Ele tirou os olhos da carta, ergueu a
caneta, vendo elas entrarem."

Climax: ELza finaliza seu trabalho na casa e chega a hora de sua partida, Carlos descobre a ocorrência e fica esmorecido com a situação. "Carlos de pé. Mal calçou os chinelos, se arranjar pra que! Sujo de sono se atirou na
porta, desceu as escadas, ficaram perdidos no abraço. Chorando ele mergulhava a cara
nas roupas desejadas. Nem lhes gozava o cheiro lavado."

Desfecho: Reencontro de Carlos e Elza em um carnaval, Carlos já maduro e namorando e Elza ensinando jovens a se tornarem maduros,dessarte com caminhos diferentes. "Deu um gritinho horrorizada, acertara na testa dele, podia tê-lo ferido... Carlos olhou. Mandou-lhe um gesto rápido de cabeça, quase saudação. E continuou brincando com a holandesa. Fräulein se doeu, tomou com o baque seco nas entranhas."

Erick_32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos