Obras Literárias
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

+21
Kauane32
graziela32
WillyJ 3.2
milenaw32
Luizalopes32
Sannder32
Camilaf32
Luis Cristiano
Gabriela32
pedro32
Gustavo 32
rafael32
braianruan32
bernardo32
camilaa32
Eduarda32
Bianca32
Ariane32
milenaM32
AnnaJ32
Admin
25 participantes

Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2 Empty Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

Mensagem por Admin Ter Abr 25, 2017 10:25 pm

Ao analisarmos as personagens de alguma narrativa, levamos em consideração suas características a fim de justificarmos suas ações. A partir das análises, percebemos se são personagens "planas" (pouco complexas, com poucas características) ou "redondas" (complexas, com muitas características, não reconhecido por inteiro, dependendo de uma leitura profunda). Sendo assim, ANALISE as características físicas, psicológicas, sociais, ideológicas e morais (com trechos da obra) as personagens: *Elza, *Carlos e *Souza Costa. Após as análises, CLASSIFIQUE-OS em planos ou redondos.

Admin
Admin

Mensagens : 11
Data de inscrição : 24/04/2017

https://literaturauepg.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

Mensagem por AnnaJ32 Qua Abr 26, 2017 7:14 pm

Elza: "não é bonita,não. Porém traços muito regulares, coloridos de cor real...Não se pinta, quase nem usa pó-de-arroz...Resiste a pele, o sangue se alastra pelo interior e Fräulen toda se roseia agravantemente... O que mais atrai nela são os beiços, curtos, bastante largos.. Olhos castanhos, pouco fundos... Que cabelos mudáveis! ora louros, ora sombrios...".
A governanta tem 35 anos, madura e experiente em ensinar um "romântico ideal de amor";"pretende ensinar o amor como deve ser. O amor sincero, elevado, cheio de senso prático, sem loucuras" para jovens, mas no fim do enredo, percebemos que ela criou um sentimento por Carlos, mesmo acostumada com os acontecimentos de sua profissão: "Doía nela o desejo daquele ingênuo, amou-o no momento com delírio" "estava trabalhando bem..Até melhor, porque o menino lhe interessava". É alemã e ensina o idioma em lições para as crianças com muita paciência: " Veremos, ganhava para isso e paciência não falta a alemão".

Carlos: Ele tem 16 anos, é um jovem brincalhão, adora provocar suas irmãs e "Carlos era machucador. Porém não fazia por mal.". Em sua pouca inocência, demora a captar o verdadeiro motivo de Elza estar na casa: "Quinze dias já e nem mostras do mais leve interesse,arre!... estava trabalhando bem...Que nem das outras vezes. Até melhor, porque o menino lhe interessava, era muito...muito...simpatia?a inocência verdadeiramente esportiva?talvez ingenuidade.". Após a governanta principiar com entusiasmo percebeu "muito bem a mudança do rapaz, finalmente!".
Depois da ida de Elza, Carlos ficou desolado, aos poucos amadureceu e entendeu o sentido de amar.

Sousa Costa: Um homem de família e de negócios, com quatro filhos e sua esposa Laura sempre ao lado. Contrata Elza para dar lições de amor ao seu filho mais velho, Carlos, isto sem a participação de Laura. O medo dele é "Você sabe: hoje esses mocinhos...é tão perigoso! Podem cair nas mãos de alguma exploradora... Uma pessoa especial evita muitas coisas" .

-->Os personagens são planos, não há características descritas. Elza é a personagem mais complexa, mas ainda assim não sabemos suas definições ao certo.
AnnaJ32
AnnaJ32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

Mensagem por milenaM32 Qua Abr 26, 2017 10:55 pm

SOUZA COSTA -Homem burguês, patriarca da família. Possui um passado mistérioso- cheio de segredos. Preocupado com o filho ,contrata Elza para ensina- lo a tomar cuidados com que a vida pode oferecer no ramo do amor.
"-[...] Em pouco tempo Carlos estava sifilítico e outras coisas horríveis, um perdido! É o que te digo, Laura, um perdido! Você compreende...meu dever é salvar nosso filho... Por isso! Fräulein prepara o rapaz. E evitamos quem sabe? Até um desastre! ... UM DESASTRE!

ELZA - alemã, com 35 anos, é contratada como suposta governanta da casa. Porém sua verdadeira missão é fazer com que Carlos inicie sua vida sexual.
Mostra-se neutra, não procura demonstrar sentimentos pelos alunos, e diz que a sua missão é ensina- los sobre o amor.
Há uma dualidade entre o Homem-do-sonho(que representa seus desejos, vontades, voltar para sua terra natal e casar-se com um alemão). E o Homem-da -vida( que mantinha seus pensamentos trancafiados e apenas atendendo as situações que eram impostas a ela).
" não era bonita não. Porém tinha traços muito regulares [...] o que atrai nela são os beiços , bastante largos . Olhos castanhos, pouco fundo"
" -...E o amor não era só o que o senhor Souza Costa pensa. Vim ensinar o amor como deve ser. Isto é que eu pretendo, pretendia ensinar pra Carlos. O amor sincero,elevado, cheio de senso prático , sem loucuras. Hoje, minha senhora ,isso está se tornando uma necessidade desde que a filosófia invadiu o terreno do amor! Tudo o que há de pessimismo pela sociedade agora! Estão se animizando cada vez mais."

CARLOS - Com 16 anos, possui um lado infantil, onde brinca com suas irmãs mais novas e é retradado a todo tempo pelo narrador como " machucador". Após a experiência com a Fräulein, amadurece bastante e encerra o livro como jovem maduro, pertencente e praticamente da sociedade burguesa.
"O menino agarrava a sua Irmã na boca do corredor. Brincalhão, bem disposto como sempre. E machucador. Porém não fazia de propósito, ia brincar e machucava"
"Comeu um pouco,é verdade, muito digno, sem fraqueza, sem feminilidade. Não se via nada, porém se percebe que estava outro, estava homem. O bom homem que tinha que ser, honesto, forte e vulgar"

Os personagens são planos , pois são pouco complexas as características.

milenaM32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

Mensagem por Ariane32 Qui Abr 27, 2017 3:11 pm

Elza: Ela é uma alemã de 35 anos, quem vem para o Brasil mas que deseja voltar para sua terra natal. É descrita fisicamente da seguinte forma:"Não é clássico nem perfeito corpo de minha Fräulein. Pouco maior que a média dos corpos de mulher. E cheio nas suas parte. Isso o torna pesado e bastante sensual"; tem beiços curtos e largos, olhos castanhos e cabelos mudáveis(ora louros, ora sombrios, dum pardo fogo interior). Ela é contratada teoricamente como governanta e professora de Alemão,mas na realidade o objetivo de seu empregador era que ela amadurece-se sexualmente Carlos, porém o que ela pretendia era ensina-lo o "Amor puro, sincero, união inteligente de duas pessoas,compreensão mutua", "mostrar que o dever supera os prazeres da carne". A alemã tinha muita instrução baseada, principalmente, em intelectuais que eram seus conterrâneos. É descrito várias vezes seu ideal romântico 'uma homem alto, pálido, esguio e alemão'. Fräulein é rígida, discreta e orgulhosa.Tem seu orgulho e sentimentos feridos quando Carlos pede pela primeira noite "lhe machucara o Deus encarcerado" e quando o reencontra "Fräulein se doeu, tomou como um baque seco nas entranhas".
Carlos: É um rapaz de 16 anos, tinha o costume de fazer brincadeiras que acabavam por machucar as irmãs. Ele já tem seu destino traçado pelos pais "Papai quer que eu estude Direito (...) Ele já falou uma vez que quando eu fizer 21 anos me dá uma fazenda pra mim...Então pra que Direito?". Gostava de praticar esportes e sair com os amigo. No inicio detestava as aulas de Alemão, após seu envolvimento afetivo com Fräulein, começa a almejar as aulas. "Carlos é bastante longínquo. Isso não quer dizer falta de coração, significa somente esquecimento do coração (...).Carlos é frio? porém não se lembra de querer bem". Após ser questionado por Elza sobre as outras mulher com quem ele já esteve e ele afirma "Estar não é gostar, Fräulein!". Quando sabe do verdadeiro motivo de Fräulein estar ali o rapaz fica desolado, porém se recupera e mostra sinais claros de amadurecimento. Ao final da trama ele se reencontra com Elza que faz a seguinte observação: " Ele amaria muito aquela moça. Era bonita. Rica, se via. Carlos casaria bem na mesmo classe".
Souza Costa: É o patriarca da família de uma família burguesa. Ele contrata Elza com o objetivo de preparar Carlos para a vida sexual.Usava bigodes, e tinha descendência portuguesa. Traía a mulher e ela tinha consciência disso "Entra ambos se firmara tacitamente e bem cedo uma convenção honesta: nunca jamais ele trouxera do vale um fio louro no paletó nem aromas que não fossem pessoais".
Os personagens são planos. Não apresentam descrição detalhada nem fisicamente nem psicologicamente, são em atos pequenos e em situações bem espaçadas onde é possível identificar poucas características deste. A personagem Elza nos é apresentada pouco mais detalhadamente devido sua importância no enredo, mesmo assim pouco se sabe a seu respeito.

Ariane32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

Mensagem por Bianca32 Qui Abr 27, 2017 4:29 pm

Elza: É alemã com 35 anos de idade, sonha em voltar para a Alemanha, é uma personagem plana. Classifica sua profissão como digna, como as outras. Foi contratada com o propósito de fazer a iniciação sexual de Carlos.
O trecho do livro que mais define suas características físicas é:
“Fräulein não é bonita, não. Porém traços muito regulares, coloridos de cor real. E agora que se veste, a gente pode olhar com mais franqueza isso que fica de fora e ao mundo pertence, agrada, não, não agrada? Não se pinta, quase nem usa pó-de-arroz...”
O trecho em que classifica sua profissão como nobre:
“Não sou nenhuma sem-vergonha nem interesseira! Estou no exercício duma profissão. E tão nobre como as outras…”


Carlos: É brasileiro, e tem entre 15 e 16 anos de idade, é descrito pelo autor como sendo “machucador”, devido ao fato que ao brincar com suas irmãs, acaba machucando-as sem querer, dá a entender que ele ainda mantém uma certa característica infantil, pelos trechos que aparece provocando as irmãs. Pode ser classificado como plano.
Trecho que menciona algumas de suas características físicas:
“É certo que, descendo pro café, deu graças a deus de não encontrar Fräulein, bebeu, subiu escorraçado pelos sustos. Tomou o banho frio quotidiano, e cantava, distendendo os músculos morenos diante do espelho”
O trecho que demostra a infantilidade, e sua classificação como “machucador”:
“O menino agarrara a irmã na boca do corredor. Brincalhão, bem disposto como sempre. E machucador. Porém não fazia de propósito, ia brincar e machucava. Cingia Maria Luísa com os braços fortes, empurrava-a com o peito, cantarolando bamboleado no picadinho. Ela se debatia, danando por se ver tão mais fraca. Empurrada sacudida revirada. “Tatu subiu no pau”...

Souza Costa: Casado com D. Laura, pai de Carlos, Maria Luísa, Laurita e Aldina. É ele quem contrata Elza como “governanta e professora de alemão”, mas tem como o objetivo que ela inicie Carlos sexualmente, com o intuito de que ele não se viciasse em drogas, e nem contraísse DSTs. É um personagem plano.
O trecho que define essa vontade de Souza Costa é:
“Laura, Fräulein tem o meu consentimento. Você sabe: hoje esses mocinhos... é tão perigoso! Podem cair nas mãos de alguma exploradora! A cidade... é uma invasão de aventureiras agora! Como nunca teve! COMO NUNCA TEVE, Laura... depois isso de principiar... é tão perigoso! Você compreende: uma pessoa especial evita muitas coisas. E viciadas! Não é só bebida não! Hoje não tem mulher-da-vida que não seja eterômana, usam morfina... E os moços imitam! Depois as doenças! .... Você vive na sua casa, não sabe... é um horror! Em pouco tempo Carlos estava sifilítico e outras coisas horríveis, um perdido! É o que eu te digo, Laura, um perdido! Você compreende... meu dever é salvar o nosso filho...”

Bianca32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

Mensagem por Eduarda32 Sáb Abr 29, 2017 11:23 pm

1-Elza >Fraulein : 35 anos, alemã , ela foi contratada pelo um rico fazendeiro paulista(Felisberto Sousa Costa)para dar educação sexual ao filho dele (Carlos).Mas por causa da pobreza acabou indo para o brasil : Rio de Janeiro,Curitiba e fixou em São Paulo trabalhando para educar sexualmente rapazes da burguesia paulistana. Elza era uma mulher culta,ela considerava portugueses,índios e negros como seres inferiores;e sonha ainda voltar para a Alemanha, casar com um puro sangue e fazer universidade ... A parte que demonstra mais suas características: "Fraulein não é bonita, não. Porém traços muito regulares, coloridos de cor real. E agora que se veste, a gente pode olhar com mais franqueza isso que fica de fora e ao mundo pertence, agrada, não, não agrada? Não se pinta, quase nem usa pó-de-arroz ...''
2-Carlos : Menino de 15-16 anos, pequeno burguês, membro de uma sociedade rica.Pensava em cursar Direito, mas o pai(Felisberto Sousa Costa) falava que quando ele ficasse de maior ,ganharia uma fazenda. Então Carlos não planejava estudar na universidade. como mostra no trecho "Papai quer que eu estude Direito... Ele já falou uma vez que quando eu fizer 21 anos me dá uma fazenda pra mim...Então pra que Direito?"... - Fraulein não compreende bem o amor latino .Para manter a sexualidade de Carlos e a pureza de sua saúde é que Fraulein foi contratada.(Carlos era o único filho havia três irmas mais novas)
3-Felisberto Souza Costa: rico em evolução ,mas ele e a esposa (Dona Laura) não pareciam ricos de tradição, industrial de tecidos e fazendeiro. Ele que contratou Elza para dar educação para seu filho (Carlos). Trecho que ele se justificava para esposa ''...hoje esses mocinhos... é tao perigoso!Podem cair nas mãos de algumas exploradora!A cidade...é uma invasão de aventureiras agora.Como nunca teve . COMO NUNCA TEVE, Laura... Depois isso de principiar...é tao perigoso!Você compreende :uma pessoa especial evita muitas coisas.E viciadas. Não é só bebida não . Hoje não tem mulher da vida que não seja eterômana ,usam morfina...E os moços imitam.Depois as doenças!... Em pouco tempo Carlos sifilítico (...) Meu dever é salvar o nosso filho.''(...)Por isso! Fraulen prepara o rapaz.

Eduarda32

Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

Mensagem por camilaa32 Dom Abr 30, 2017 12:44 am

Elsa: Alemã,35 anos de idade,plana. Estava lá para ensinar o amor e não o sexo (como Sousa Costa queria)." O que mais atrai nela são os beiços, curtos, bastante largos.. Olhos castanhos, pouco fundos... Que cabelos mudáveis! ora louros, ora sombrios...". é o que melhor descreve aparência física de Fraulein. Contratada para ser governanta/professora ora de alemão ora de amor.
Carlos: Jovem plenos 15 anos, com uma carga grande de alemão,piano,costura,sexo e amor,o verdadeiro amor,esse despertado por Fräulein. Sempre infantil e brincalhão ,adorava provocar suas irmãzinhas.
Sousa Costa: Patriarca da família,burguês e misterioso. Contrata Elsa,para tomar conta de seu filho,ensiná-lo o amor, a se preparar para a vida sexual para com outras mulheres.

camilaa32

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

Mensagem por bernardo32 Seg maio 01, 2017 7:05 pm

Elza: Contratada por Sousa Costa para ensinar ao filho sobre o amor. É alemã, tem 35 anos e sabe tocar piano e bordar. Quer voltar para a Alemanha. Por ser uma das personagens principais, e ser descrita de várias formas durante a obra, é uma personagem redonda.
"Não me agradaria ser tomada por aventureira, sou séria. E tenho 35 anos, senhor. Certamente não irei se sua esposa não souber o que vou fazer lá. Tenho a profissão que uma fraqueza me permitiu exercer, nada mais nada menos. É uma profissão.

Falava com a voz mais natural desse mundo, mesmo com certo orgulho que Sousa Costa percebeu sem compreender."
"Ganhava mais oito contos... Se o estado da Alemanha melhorasse, mais um ou dois serviços e podia partir. E a casinha sossegada... Rendimento certo, casava... O vulto ideal, esculpido com o pensamento de anos, atravessou devagarinho a memória dela. Comprido magro... Apenas curvado pelo prolongamento dos estudos... Científicos. Muito alvo, quase transparente... E a mancha irregular do sangue nas maçãs... Óculos sem aro..."


Sousa Costa: O patriarca da família, que contrata Elza para ensinar o filho sobre o amor e o sexo. É muito misterioso e se preocupa com o filho. Não queria que a mulher(D. Laura) soubesse sobre Elza no começo e depois que a mulher descobre, consegue convence-la a deixar Elza na casa. Não parece ter sido rico desde sempre.
"Era a clave de fá de Sousa Costa. Barítono enfarado, de quem não gosta de se amolar nem passar pitos."
"Porém Fräulein já sabe que Sousa Costa promete e não cumpre, insistiu."
"Sousa Costa queria muito bem o filho é indiscutível, porém isso de amores escandalosos dentro da própria casa dele lhe repugnava bastante. Não é que repugnasse propriamente... fazia irritação. Esta certo: irritava Sousa Costa. O filho era dele, lhe pertencia. Que se entregasse a uma outra e ele sabendo, teve ciúmes, confesso. Se sente como que comeado! Tal era a sensação inexplicável de Sousa Costa pai."


Carlos: Menino de 15 anos que era filho de Sousa Costa. Machucador, fazia brincadeiras com as irmãs. Seu comportamento, certas vezes infantil, preocupava o pai, o que o levou a contratar Elza.
"O menino agarrara a irmã na boca do corredor. Brincalhão, bem disposto como sempre. E machucador. Porém não fazia de propósito, ia brincar e machucava. Cingia Maria Luísa com os braços fortes, empurrava-a com o peito, cantarolando bamboleado no picadinho.

— Estava ensinando o shimmy pra ela, mamãe! Você não viu a Bebê Daniels?

— Mas eu não sou Bebê Daniels!

— Mas eu quero que seja!"
"Carlos descia a escada rindo. Se explicava. Limpava o sangue na outra mão, esfregando a mordida. Era exagero só pra evitar pito maior. Elza viu ele descer equilibrado, brincando com os degraus. Aquele "A senhora é a governanta...” Percebeu que o menino era um forte.

Machucador apenas."

bernardo32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

Mensagem por braianruan32 Seg maio 01, 2017 7:14 pm

Elza: Governanta alemã. Tão importante que ela dava nome ao romance. Como é? Ela é a mais humana e real, mais de carne e osso. Talvez arrancada da vida.(Fräulen)
Carlos: Com 16 anos, possui um lado infantil, onde brinca com suas irmãs mais novas e é retratado a todo tempo pelo narrador como machucador. Após a experiência com Fräulen, amadurece bastante. Termina o livre bem maduro.
Sousa Costa: Patriarca da família. Possui um passado misterioso, cheio de segredos. Preocupado com o filho, contrata Elza para ensiná-lo a tomar cuidado com os perigos que a vida pode oferecer no ramo do amor.
braianruan32
braianruan32

Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

Mensagem por rafael32 Seg maio 01, 2017 8:26 pm

Felisberto Souza Costa: Mesmo sendo rico, ele e sua esposa não eram ricos de cultura e tradição. Ele foi o responsável de contratar Fraulein como educadora sexual de seu filho, com o intuito de proteger seu filho de eventuais exploradoras que existiam por toda a cidade.

Carlos: Jovem de 16 anos que pertencia a burguesia paulistana. Possuía o sonho de cursar direito, mas seu pai o prometeu que quando ficasse de maior ganharia uma fazenda.

Elza Fraulein: Possui nacionalidade alemã, aos 35 anos foi contratada por um fazendeiro para instruir seu filho à vida sexual. Por motivos de pobreza acabou se mudando para o brasil, mais precisamente para São Paulo.Seu trabalho se resume em instruir jovem para à vida sexual. Elza era uma mulher culta, ela considerava negros, índios e portugueses como seres inferiores. Sonhava em voltar para a Alemanha, e se casar com um puro sangue.
rafael32
rafael32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

Mensagem por Gustavo 32 Seg maio 01, 2017 9:04 pm

Elza: Mulher alemã contratada por Souza Costa para ensinar amor para Carlos. "Não é bonita, não. Porém traços muito regulares, coloridos de cor real... Não se pinta, quase nem usa pó-de-arroz... Resiste a pele, o sangue se alastra pelo interior e Fraulein toda se roseia agravantemente... O que mais atrai nela são os beiços, curtos, bastante largos...  Olhos castanhos, pouco fundos... Que cabelos mudáveis! Qra louros, ora sombrios..."
Sua consciência é dividida entre 'homem-do-sonho' e 'homem-da-vida'.

Carlos: Filho de Souza Costa, a quem Elza ensinaria o amor. "Brincalhão, bem disposto como sempre. E machucador. Porém não fazia de propósito, ia brincar e machucava."
"Gostava de praticar esportes e sair com os amigos. No início detestava as aulas de Alemão, após seu envolvimento afetivo com Fraulein, começa a almejar as aulas." Carlos amadurece muito com o decorrer da história.

Souza Costa: Pai de Carlos, contratou Elza. Tinha descendência portuguesa, patriarca de uma família considerada burguesa. Meu dever é salvar o nosso filho.''
Os personagens são planos. Pois há uma escassez de características físicas e psicológicas dos personagens. Há uma maior descrição de Fraulein pois esta desempenha um papel essencial no enredo.

Gustavo 32

Mensagens : 9
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

Mensagem por pedro32 Ter maio 02, 2017 2:06 pm

Elza: Mulher alemã contratada por Souza Costa para ensinar amor para Carlos. "Não é bonita, não. Porém traços muito regulares, coloridos de cor real... Não se pinta, quase nem usa pó-de-arroz... Resiste a pele, o sangue se alastra pelo interior e Fraulein toda se roseia agravantemente... O que mais atrai nela são os beiços, curtos, bastante largos... Olhos castanhos, pouco fundos... Que cabelos mudáveis! Qra louros, ora sombrios..."
Sua consciência é dividida entre 'homem-do-sonho' e 'homem-da-vida'. personagem redonda.

Carlos: Filho de Souza Costa, a quem Elza ensinaria o amor era uma criança grande mas curtia o amor , safadinho . "Brincalhão, bem disposto como sempre. E machucador. Porém não fazia de propósito, ia brincar e machucava."
"Gostava de praticar esportes e sair com os amigos. No início detestava as aulas de Alemão, após seu envolvimento afetivo com Fraulein, começa a almejar as aulas." Carlos amadurece muito com o decorrer da história.personagem plano.

Souza Costa: Pai de Carlos, contratou Elza. Tinha descendência portuguesa, patriarca de uma família considerada burguesa. tinha plena convicção de que com tal ato salvaria seu filho carlos.
pedro32
pedro32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

Mensagem por Gabriela32 Ter maio 02, 2017 2:38 pm

Felisberto Sousa Costa: pai de Carlos. É o centro, não afetivo, mas administrativo da casa em que mantém, mais ou menos, o regime patriarcalista, impõe suas opiniões, e faz com que as pessoas aceitem seus pensamentos , principalmente dona Laura com a ideia de permanência de Fraülein.

"- Esqueci, Fraülein... esqueci. Tantos negócios! É impossível a gente se lembrar de tudo mas Laura fez mal. Fraülein... há de concordar comigo... o que passou, passou, não é assim? Laura está convencida de que a senhora... Deve abandonar a ideia de ontem, Fraülein. Eu... nos lhe pedimos que fique."

Carlos Alberto: filho de Felisberto e D. Laura, com idade entre 15 e 16 anos. Uma espécie de um queridinho da família, porque único, e que, certamente, deverá ser o principal herdeiro do nome, da fortuna e das realizações paternas. Como era costume, possivelmente, deveria ser a projeção do pai, a sua continuação. Centraliza a narrativa, é personagem do pequeno drama amoroso do livro, ao lado da governanta alemã, Elza.

"Carlos estava homem. Sem que se amedrontasse, assustou a noite envelhecer. Só reparou no devagar dela. Muito sereno, porém apressado."

"Ele em emcabuladíssimo, rubro, pálido, ergueu um pouco os olhos para ela. Fraülein também estava erguendo os dela. Só um pouquinho. Dois olhares que se relam, fogem."

Elza: Fräulein (senhorita), governanta alemã. Tão importante que ela dava nome ao romance. Como é Fräulein? Ela é a mais humana e real, mais de carne e osso. Talvez arrancada da vida. Ela, sem muito interesse, cuida também da educação ou instrução das meninas: principalmente para ensinar alemão e piano. São três meninas que, apenas, completam a família burguesa. São três meninas que brincam de casinha.

"Mesmo para as meninas, três: Maria Luísa com doze anos, Laurita com sete, Aldinha com cinco, Elza já dera completo conhecimento de si, estrangulando a curiosidade delas. Já determinara as horas de lição de Maria Luísa, e Carlos. Já dispusera os vestidos, os chapéus e os sapatos no guarda-roupa. No jardim, fizera as meninas pronunciarem muitas vezes: Fraülein. Assim deveriam lhe chamar."

Gabriela32

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

Mensagem por Luis Cristiano Ter maio 02, 2017 2:51 pm

Elsa: mulher alemã de 35 anos. Foi ensinar para Souza o que era o amor e não o sexo como o mesmo desejava." O que mais atrai nela são os beiços, curtos, bastante largos.. Olhos castanhos, pouco fundos... Que cabelos mudáveis! ora louros, ora sombrios...".O que descreve melhor a professora de alemão e amor.

Carlos: Menino de 15 anos,que tinha muitas aulas como de piano,costura e de amor e sexo,o verdadeiro amor dele era por Fräulan.Adorava provocar suas irmãs,meio infantil e brincalhão.

Sousa Costa: Pai de família rico e misterioso. Contrata Elsa para cuidar de seu filho e lhe ensinar sobre o amor e sobre o sexo para o menino entender melhor as mulheres.
Luis Cristiano
Luis Cristiano

Mensagens : 10
Data de inscrição : 01/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

Mensagem por Camilaf32 Ter maio 02, 2017 2:58 pm

Elza: Governanta alemã, contratada para uma missão, ensinar a Carlos o amor.
“Não é clássico nem perfeito o corpo da minha Fräulein. Pouco maior que a média dos corpos de mulher. E cheio nas suas partes. Isso o torna pesado e bastante sensual.’’
“Fräulein não é bonita, não. Porém traços muito regulares, coloridos de cor real.’’
Carlos: Um jovem "infantil", entre 15 e 16 anos de idade, único filho homem, o principal herdeiro. Depois da experiência com Elza, ele amadurece e vira um "homem".
“O menino agarrara a irmã na boca do corredor. Brincalhão, bem disposto como sempre.”
“Carlos estava homem. Sem que se amedrontasse, assuntou a noite envelhecer. Só reparou no vagar dela. Muito sereno, porém apressado.”
Souza Costa: É patriarca da família, pai de Carlos, Maria Luísa, Laurita, Aldina e marido de D Laura. Quer de qualquer maneira a proteção de seu filho.
“Sousa Costa usava bigodes onde a brilhantina indiscreta suava negrores nítidos.
Aliás todo ele era um cuité de brilhantinas simbólicas, uma graxa mônada sensitiva e cuidadoso de sua pessoa. Não esquecia nunca o cheiro no lenço. Vinha de portugueses. Perfeitamente. E de Camões herdara ser femeeiro irredutível.”

Camilaf32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

Mensagem por Sannder32 Ter maio 02, 2017 3:11 pm

Elza:Alemã,com 35 anos,e contratada como suposta governanta da casa.Porém,sua verdadeira missão é fazer com que Carlos inicie sua vida sexual, passando por aprendizados que lhe servirão para sua vida com outras meninas
Carlos: filho de Felisberto e D. Laura, com idade entre 15 e 16 anos. Uma espécie de um queridinho da família, porque é único e que, certamente, deverá ser o principal herdeiro do nome, da fortuna e das realizações paternas.Como era costume, possivelmente, deveria ser a projeção do pai, a sua continuação.Na narrativa,é personagem do pequeno drama amoroso do livro, ao lado da governanta alemã.
Felisberto Sousa Costa:Pai de Carlos,o patriarca da família, que contrata Elza para ensinar o filho sobre o amor,tinha descendência portuguesa,misterioso.

Sannder32

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

Mensagem por Luizalopes32 Ter maio 02, 2017 3:16 pm

Elza: Mulher alemã, contratada com o objetivo de mostrar o que é o amor para o menino Carlos, tanto o amor físico quanto sentimental.

Carlos: Um adolescente que, pela sua idade (16 anos), era chamado de infantil e imaturo. Tinha duas irmãs mais novas e adorava provocá-las. Herdeiro da família, era tratado como "rei", por isso tinha atitudes imaturas, mas depois de suas experiências amorosas com Elza, a maturidade vem à tona e o torna um homem.

Sousa Costa; pai de família, bem sucedido, um homem misteroso e com segredos. Pulso firme, insistente em colocar suas ideias acima das demais, incluindo a permanência de Elza na casa para ajudar o filho a crescer.

Luizalopes32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

Mensagem por milenaw32 Ter maio 02, 2017 3:31 pm

ELZA: sua classificação com certeza é redonda, pois é uma das protagonistas da obra, é muito citada, o autos faz várias sondagens psicológicas, e descreve-a corporalmente, era uma mulher alemã, tinha 35 anos, foi contratada por Souza Costa para ensinar o amor para Carlos. É descrita como não tão bonita, porém uma beleza interior que encantou Carlos.
"Não é bonita, não. Porém traços muito regulares, coloridos de cor real... Não se pinta, quase nem usa pó-de-arroz[...]"
CARLOS: ele era um jovem entre 15 e 16 anos, quando Fraulein chegou ele ainda era bem infantil, machucava as irmãs etc, depois conforme foi passando tempo com Elza ele começou a amadurecer até se tornar um homem que era um dos desejos de seu pai e uma das missões de Fraulein. É descrito no livro como "machucador" . Sua descrição pelo autor também é redonda assim como de Elza, pois o autor da varios detalhes sobre seu jeito de pensar, e de ser.
"O menino agarrava a irmã na boca do corredor. Brincalhão, bem disposto como sempre. E machucador"
Souza Costa: sua descrição pelo autor é plana, pois é pouco citado no livro, não sabemos nem com o que ele trabalhava, infere-se a partir das entrelinhas que ele cuidava das plantações da família, porém não tenho certeza disso. O autor não se da o trabalho de fazer uma sondagem psicológica no personagem, entretanto sabe-se que a ideia de trazer Fraulein para ensinar o amor a Carlos foi dele, e a ideia de manda-la embora naquele momento também foi dele, por isso em minha opinião achei um pouco rude a atitude dele.

milenaw32

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2017
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

Mensagem por WillyJ 3.2 Ter maio 02, 2017 4:18 pm

Elza: Mulher de 35 anos, alemã,vem para o Brasil pela condição que está passando na Alemanha, personagem descrita como plana, contratada por Souza para dar aulas ao seu filho.

Souza: Patriarca da família, preocupado com o filho pelas suas ações e o jeito que o menino se comportava, queria fazer do garoto um homem, por isso contrata Elza, para ensiná-lo a amar.

Carlos: Menino de 16 anos, descrito como machucador, pois ao brincar com suas irmãs, pelo seu jeito, as machucava mesmo sem querer, tem um jeito meio infantil, porém, ao passar mais tempo com Elza, amadurece e se torna um homem


Última edição por WillyJ 3.2 em Ter maio 02, 2017 6:02 pm, editado 1 vez(es)
WillyJ 3.2
WillyJ 3.2

Mensagens : 8
Data de inscrição : 26/04/2017
Idade : 23
Localização : Ponta Grossa - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

Mensagem por graziela32 Ter maio 02, 2017 4:57 pm

Elza: origem  Alemã,tem 35 anos,foi contratada como uma “suposta” governanta da casa,não demonstrava seus sentimentos pelos alunos,tinha a missão de fazer Carlos iniciar sua vida  sexual.  Se apresentava sedutora,não era bonita,olhos castanhos e beiços largos. “Fräulein não é bonita, não. Porém traços muito regulares, coloridos de cor real.’’ O que mais atrai nela são os beiços, curtos, bastante largos.” Parecia ser uma pessoa muito paciente.”professora de línguas e piano na família’’.  

Carlos:Idade entre 15,16 anos,filho de Felisberto e D. Laura,se mostra brincalhão perante as irmãs mais novas,mencionado como “machucador”, porém como o decorrer da história se torna um homem maduro.Gostava de sair e praticar esportes.” Porém não fazia de propósito, ia brincar e machucava".

Souza Costa:Era pai de Carlos,descendência portuguesa,doutor(não especificado em que)patriarcalista.Usava brilhantina no bigode,não era fiel com sua mulher. Se comporta como rico que achando que o dinheiro pode tomar posse de tudo, até da iniciação sexual.

Os personagens são planos,contendo poucas características.

graziela32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

Mensagem por Kauane32 Ter maio 02, 2017 6:15 pm

Sousa Costa: pai de Carlos. O homem da casa, patriarcalista, sua descrição pelo autor é plana, já que não e muito citado no texto.A ideia de trazer Fraulein para ensinar o amor a Carlos foi toda dele.
"- Esqueci, Fraülein... esqueci. "

Carlos : filho de Felisberto e D. Laura, 16 anos. Malandro e infantil,adorava atentar suas irmãzinhas.

"Carlos estava homem. Sem que se amedrontasse, assustou a noite envelhecer. Só reparou no devagar dela. Muito sereno, porém apressado."

Elza: Fräulein , governanta e professora alemã,35 anos vem para o Brasil ensinar o amor e fugir da crise da Alemanha.

"Mesmo para as meninas, três: Maria Luísa com doze anos, Laurita com sete, Aldinha com cinco, Elza já dera completo conhecimento de si, estrangulando a curiosidade delas. Já determinara as horas de lição de Maria Luísa, e Carlos. Já dispusera os vestidos, os chapéus e os sapatos no guarda-roupa. No jardim, fizera as meninas pronunciarem muitas vezes: Fraülein. Assim deveriam lhe chamar."

Kauane32

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

Mensagem por Erick_32 Ter maio 02, 2017 6:59 pm

ELZA: "não era bonita não. Porém tinha traços muito regulares" "o que atrai nela são os beiços , bastante largos . Olhos castanhos, pouco fundo" Contratada por Sousa Costa para ensinar ao filho sobre o amor. de naturalidade alemã veio para o brasil devido as crises, chamada também de Fräulein, mulher culta que considerava negros, índios e portugueses como seres inferiores. Descrição redonda.

CARLOS: Jovem de 16 anos, filho de Felisberto de jeito meio infantil. passando tempo com Elza ele começou a amadurecer até se tornar um homem com o assim esperado pelo seu pai "Carlos estava homem. Sem que se amedrontasse, assustou a noite envelhecer. Só reparou no devagar dela. Muito sereno, porém apressado." Herdeiro do nome, da fortuna e das realizações paternas. Descrição redonda.

SOUZA COSTA: Pai de Carlos(não afetivo), doutor(não especificado em que)patriarcalista. Não presume ter sido rico desde sempre. "Sousa Costa queria muito bem o filho é indiscutível, porém isso de amores escandalosos dentro da própria casa dele lhe repugnava bastante." Descrição plana.

Erick_32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

Mensagem por Ane32 Ter maio 02, 2017 7:08 pm

Elza: Alemã de 35 anos que fora contratada até então para ser uma professora de Alemão para Carlos e suas irmãs, mas a partir de um ponto se descobre que na verdade ela foi contratada para ensinar Carlos sobre o amor.
Carlos: Filho de Sousa Costa e D. Laura, um jovem de 16 anos, que adorava brincar com suas irmãs, seu comportamento muitas vezes infantil foi o que levou se pai a contratar Elza.
Felisberto Sousa Costa: Patriarca da família, um burguês misterioso, preocupado com as ações de seu filho.
Ane32
Ane32

Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

Mensagem por Lauro32 Ter maio 02, 2017 7:23 pm

Elza: Alemã, 35 anos, plana " O que mais atrai nela são os beiços, curtos, bastante largos.. Olhos castanhos, pouco fundos... Que cabelos mudáveis! ora louros, ora sombrios", honrava muito seu trabalho, encarava fielmente como uma professora do amor pura, fraterno. Influenciada pelos escritores alemães, Goethe, por exemplo. Era rígida, contundente em suas ações.

Carlos: 15 anos, brincalhão, plano gostava de brincar com suas irmãzinhas "O menino agarrara a irmã na boca do corredor. Brincalhão, bem disposto como sempre.", tinha um futuro certo definido pela sua família "Papai quer que eu estude Direito" " Ele já falou uma vez que quando eu fizer 21 anos me dá uma fazenda pra mim...Então pra que Direito?" Gostava de sair com os amigos, de praticar esportes.

Souza Costa: Pai da família, usava bigode, paletó, plano, contratou Fräulen pois tinha medo que seu filho se perdesse pelas coisas mundanas. Se preocupava de certa forma com a família, não temos muita noção do seu passado  "Em pouco tempo Carlos estava sifilítico e outras coisas horríveis, um perdido! É o que te digo, Laura, um perdido! Você compreende...meu dever é salvar nosso filho"

Mário de Andrade não se detém a detalhação dos personagens, portanto, todos planos.

Lauro32

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

Mensagem por gabriellib32 Ter maio 02, 2017 7:43 pm

Souza Costa -Homem burguês rico, chefe de uma família tradicional onde o homem trabalha e a mulher cuida dos filhos segundo as orientações que o patriarca ordena, muitas coisas como por exemplo o real motivo da vinda de Fraulein não são reveladas até certo momento, para a mulher e mãe do menino. Ele possui um passado mistérioso- cheio de segredos. Preocupado com o filho ,contrata Elza para ensina-lo a tomar cuidados com que a vida pode oferecer no ramo do amor e ensinar-lhe a ser "homem".
Elza: "tornaram a vida insuportável na Alemanha. Mesmo antes de 14 a existência arrastava difícil lá, Fräulein se adaptou. Veio pro Brasil, Rio de Janeiro. Depois Curitiba onde não teve o que fazer. Rio de Janeiro. São Paulo. Agora tinha que viver com os Souza Costas."  ela é imigrante Alemã,tem 35 anos, foi contratada pelo burguês para ser a governanta da casa mas com uma segunda intenção, não demonstrava seus sentimentos pelos alunos que tinha a função de fazer Carlos começar sua vida sexual e amorosa. Se apresentava sedutora, se insinuando para o menino,não era bonita,olhos castanhos e beiços largos.
Carlos: Tem entre 15,16 anos, filho de Felisberto e D. Laura, se mostra brincalhão perante as irmãs mais novas,mencionado como “machucador”, porém como o decorrer da história se torna um homem maduro com a ajuda de Elza .Gostava de sair e praticar esportes.” Porém não fazia de propósito, ia brincar e machucava".

gabriellib32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 2

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos