Obras Literárias
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

+20
Kauane32
rafael32
milenaw32
Lauro32
WillyJ 3.2
Erick_32
Camilaf32
Luis Cristiano
pedro32
Luizalopes32
Ana D 32
Gabriela32
bernardo32
Bianca32
camilaa32
Ariane32
milenaM32
AnnaJ32
Gustavo 32
Admin
24 participantes

Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Admin Ter Abr 25, 2017 10:30 pm

De acordo com o contexto de publicação da obra (1ª. fase do Modernismo), Mário de Andrade inovou na utilização da língua portuguesa e estética do romance. CITE ao menos 3 trechos em que se possa perceber essa inovação - linguagem e estética -, relacionando ao momento de produção.

Admin
Admin

Mensagens : 11
Data de inscrição : 24/04/2017

https://literaturauepg.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Gustavo 32 Qua Abr 26, 2017 10:46 am

"Primeiro: Que mentira, meu Deus! dizerem Fraulein, personagem inventado por mim e por mim construído! não construí coisa nenhuma."
Nesse trecho temos uma inovação, pois antes autores não faziam reflexões sobre seus próprios personagens, e ainda mais se contradizer, pois sabemos que ele inventou o personagem. Depois ele se explica dizendo que o personagem se mostrou pra ele.

"Amar, verbo intransitivo"
No titulo já podemos notar uma contradição do autor, pois o verbo amar não e intransitivo, e sim transitivo direto. Apenas ao ler o livro podemos interpretar o titulo e atribuir outro significado a ele, pois percebemos que o amor, e amor por si só e não precisa de "complemento"

Podemos perceber a presença do coloquialismo, vista como uma forma de imitar o "jeito de falar" brasileiro. Podemos perceber o coloquialismo pelo jeito que a personagem chama xírcara: "xicra".


Última edição por Gustavo 32 em Seg maio 01, 2017 10:10 pm, editado 2 vez(es)

Gustavo 32

Mensagens : 9
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por AnnaJ32 Qua Abr 26, 2017 6:20 pm

"É coisa que se ensine o amor? Creio que não.Pode ser que sim. Fräulen tinha um método bem dela" e "É coisa que se ensine o amor? Creio que não. Ela crê que sim."-- O autor não interfere na história, apenas a conta. Os pensamentos e atitudes dos personagens, como neste trecho, muitas vezes não são concordados por Mário.

"Aqui devem se trocar naturalmente umas primeiras frases de explicação - se ele der espaço para tanto entre os dois! - porém obedeço a várias razões que obrigam-me a não contar a cena do quarto"-- Mário deixa a curiosidade aos leitores, não apenas nesse trecho, como em outros, em que ele nos induz a continuar e/ou imaginar o que estava acontecendo. Após este, ele começa a resolver uma "questão pançuda" sobre Elza e o criado japonês e a citar Castro Alves, quando termina, diz: "Carlos sai cuidadosamente do quarto de Fräulen..."

"De repente fogefugia assustado sem motivo colibri. Plequepleque, pleque...pleque..."-- Não há o uso correto da gramática, como a falta de vírgulas, e é utilizada a linguagem coloquial da época, tudo intencionalmente. Estes são características do Modernismo: as inovações.
AnnaJ32
AnnaJ32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por milenaM32 Qua Abr 26, 2017 7:57 pm

A narrativa é feita na terceira pessoa,por um narrador que não faz parte do romance. O autor se coloca dentro do livro para fazer observações marginais.
"Isto não sei se é bem se é mal, mas a culpa é toda de Elza. Isto sei e afirmo..."

O uso de pontuação é de acordo com a necessidade e intensão do autor, que não segue fielmente as regras gramaticais.
"Não sabe que fräulein não é a governanta alemã que. Nessa idade, bem escondido o mesmo anúncio luminoso outra vez."

A dualidade entre razão e emoção .
" cumpriu a missão dela,o que sabia ensinou. O homen-da-vida e o homem-do-sonho passeiam braços-abertos ."

milenaM32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Ariane32 Qui Abr 27, 2017 4:41 pm

O romance é marcado pelo coloquialismo, percebido em trechos como: "Carlos me chamou de tatua misturada com urubua..." ou " Ela diria o 'não faz mal', tiririca por dentro."
Há trechos onde o autor estabelece uma conversa com o leitor como no caso de "Aqui o leitor recomeça a ler este capitulo do lugar em que a frase do etc. principia.". Em uma dessa conversas é deixado claro de onde vem a inspiração para a obra "Ahn...ia me esquecendo de avisar que este idílio é imitado do francês de Bernardin de Saint-Pierre."
Dentro da obra há trechos que quebram a tradicional organização de uma prosa,com a colocação de poesias, diferentes composições de diálogo e pensamento
.
"Saiu.
Um filho...
Um filho.
       Um filho...
               Um..filho?
                   Meu Deus! UM FILHO.
Se atira na cama.
                     ...um filho...
Horroroso! Não raciocinava, não pensava.
                                      ...um FILHO..."


Ariane32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por camilaa32 Dom Abr 30, 2017 10:01 am

"Amar verbo intransitivo" ,contraditório o título do livro com a realidade, amar não é verbo intransitivo, e sim transitivo direto ,como a história mesmo reproduz.

A narrativa e feita em terceira pessoa, o narrador não participa do enredo.
- "Dia primeiro ou dois de setembro ,não lembro mais."

"Se este livro conta 51 leitores sucede que neste lugar da leitura já existem 51 Elzas." Nesse trecho podemos notar a conversa entre leitor e narrador.

O uso da pontuação não segue os padrões gramaticais,percebe-se o uso do coloquialismo como consequência desta.

camilaa32

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Bianca32 Dom Abr 30, 2017 2:01 pm

“Que diabo! não acha muito cedo pra ensinar o ciúme da mulher, Fräulein? Porém a professora não se vence mais. Curiosidade? Antes aflição. Por isso ela se fala: Chegou o momento de ensinar o ciúme da mulher. E porque chegou, lhe sobra ocasião pra se certificar de. Arranca desabrida...”
“Dona Laura ficara meia incomodada...”
“Que nem das outras vezes”

Bianca32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por bernardo32 Seg maio 01, 2017 5:07 pm

Como a obra faz parte de um contexto Modernista, muitas inovações aparecem em sua construção, como por exemplo:
-Escrita do som das coisas durante a leitura:
"Elza viu ele abrir a porta da pensão, Pâam.., Entrou de novo no quartinho ainda agitado pela presença do estranho."
-Pontuação e gramática feita de acordo com a vontade do autor:
"Empurrada sacudida revirada. "Tatu subiu no pau"..."
-Mistura de descrição e falas sem indicação por pontuação:
"— Bom dia. A senhora é a governanta, é? Ela sorriu, escondendo a irritação."
"— Carlos, você não me ouve! Olhem que eu subo! Dona Laura nunca subiria a escada outra vez."

-Uso de expressões coloquiais:
"Elza consolava a pecurrucha, com meriguice emprestada."

bernardo32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Gabriela32 Seg maio 01, 2017 8:52 pm

A narrativa corre sem divisões de capítulos, pontuações extremamente liberais e o ritmo da leitura depende muito da capacidade de cada leitor. Abandona a pontuação quando as frases se amontoam, polifônicas, simultâneas, fugindo das diversas regras apresentadas no colégio.

"Ríspida, porque de outro jeito não se salva mesmo. Careceria para abafar o... desejo? desejo, tampar o peito com a cabeça dele. Pampampam... acelerado"

"Porque que esses moços andam todos desmerecidos, moles?... Por causa das amantes! e depois você pensa que Carlos, se não tivesse Fraülein, não aprendia essas coisas da mesma forma? aprendia sim senhora! Se já não aprendeu! ... E com quem! Bom! o melhor é não se falar mais nisso, até me dá dor de cabeça. Está acabando e pronto.

"Susto. Os tremores entram saem pelas portas fechadas. Chiuiiii... ventinho apreensivo. Grandes olhos espantados de Aldinha e Laurita. Porta bate. Mau agouro? ... Não... Pláaa... Brancos mantos... É ilusão"

Gabriela32

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Ana D 32 Ter maio 02, 2017 12:08 pm

O primeiro romance de Mário de Andrade é marcado pela linguagem coloquial, a pontuação não segue a norma culta, não existe divisão em capítulos, e muitas vezes o autor não termina as frases, deixando no " ar ", para que o leitor termine o raciocínio.
Tudo isso é explicado pelo próprio escritor como uma inovação na linguagem, ele quis mostrar os brasileirismos vocabulares.

"Reque... reque... atrás."
"Luís se chegara um bocadinho mais ou teve a intenção de."
"Carlos já conhecia o."
"E o pequeno voltara à imobilidade da boa educação,olhando pra frente muito."

Ana D 32

Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Luizalopes32 Ter maio 02, 2017 12:14 pm

A obra se insere num contexto muito coloquial, com traços onde a pontuação não seguia a norma padrão da língua, sem o término de frases para que o leitor possa deixar sua imaginação trabalhar. Também não há divisão de capítulos.

"Carlos ja conhecia o"
"reque... reque...atrás"

Luizalopes32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por pedro32 Ter maio 02, 2017 2:09 pm

A narrativa é feita na terceira pessoa,por um narrador que não faz parte do romance. O autor se coloca dentro do livro para fazer observações marginais.
"Isto não sei se é bem se é mal, mas a culpa é toda de Elza. Isto sei e afirmo..."

O uso de pontuação é de acordo com a necessidade e intensão do autor, que não segue fielmente as regras gramaticais.
"Não sabe que fräulein não é a governanta alemã que. Nessa idade, bem escondido o mesmo anúncio luminoso outra vez."

A dualidade entre razão e emoção .
" cumpriu a missão dela,o que sabia ensinou. O homem-da-vida e o homem-do-sonho passeiam braços-abertos ."
pedro32
pedro32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Luis Cristiano Ter maio 02, 2017 3:13 pm

A obra é feita na terceira pessoa,por uma pessoa que não faz parte da obra. O autor se coloca dentro da historia para fazer observações.
"Isto não sei se é bem se é mal, mas a culpa é toda de Elza. Isto sei e afirmo..."

Razão e emoção .
" cumpriu a missão dela,o que sabia ensinou. O homem-da-vida e o homem-do-sonho passeiam braços-abertos ."
Luis Cristiano
Luis Cristiano

Mensagens : 10
Data de inscrição : 01/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Camilaf32 Ter maio 02, 2017 3:25 pm

Mário de Andrade ao escrever este livro, preocupou-se com a importância que se dá à fala brasileira, onde tentou exprimir o nosso português oral, falado no Brasil. Livro publicado em 1927, traz consigo uma mistura entre expressões do cotidiano paulista, alguns erros gramaticais cometidos intencionalmente. Ele utiliza a fala da classe média urbana de São Paulo.
"Elza viu ele abrir a porta da pensão. Páam... Entrou de novo no quartinho ainda agitado pela presença do estranho. Lhe deu um olhar de confiança. Tudo foi sossegando pouco a pouco. Penca de livros sobre a escrivaninha, um piano. O retrato de Wagner. O Retrato de Bismark.".
“— Ih! vou contar pra mamãe que você está estragando as plantas!
— Não me amole!
— Amolo, pronto! Mamãe! Mamãe! Me largue! Feio! Mamãe! “
“Dona Laura ficava ali, mazonza, numa quebreira gostosa, quase deitada na poltrona de vime, balanceando manso uma perna sobre a outra...”

Camilaf32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Erick_32 Ter maio 02, 2017 4:13 pm

A narrativa é feita na terceira pessoa,por um narrador que se faz ausente, ele se coloca dentro do livro para fazer observações marginais. Como a obra faz parte de um contexto Modernista, muitas inovações aparecem em sua construção ao escrever este livro. Também preocupou-se com a importância que se dá à fala brasileira (forma informal da fala):
"Luís se chegara um bocadinho mais ou teve a intenção."
"Elza consolava a pecurrucha, com meriguice emprestada."
"Susto. Os tremores entram saem pelas portas fechadas. Chiuiiii... ventinho apreensivo."

Erick_32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por WillyJ 3.2 Ter maio 02, 2017 4:17 pm

"De repente fogefugia assustado sem motivo colibri. Plequepleque, pleque... pleque..."

"-Que é isso, meninos! Carlos! ôh Carlos! Desça já!
- Não estou fazendo nada mamãe! Também não posso dançar um poucadinho!
- É! me sacudiu toda!... Bruto"

"Dona Laura ficava ali, mazonza, numa quebreira gostosa, quase deitada na poltrona de vime, balanceando manso uma perna sobre a outra."

Ao longo da obra,podemos perceber que, a linguagem informal está presente e possui aquele "jeitinho brasileiro" da fala, possuindo algo como uma revolução da linguagem no modernismo.
WillyJ 3.2
WillyJ 3.2

Mensagens : 8
Data de inscrição : 26/04/2017
Idade : 23
Localização : Ponta Grossa - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Lauro32 Ter maio 02, 2017 4:23 pm

"Pausa.
— Você proíba as crianças de falarem mais nisso...
— Pois é. Talvez ela fique... Você fala com ela amanhã... " Mário de Andrade usa, em alguns momentos, linguagem teatral.

"É coisa que se ensine o amor? Creio que não. Pode ser que sim. Fräulein tinha um
método bem dela. O deus paciente o construíra, talqual os prisioneiros fazem essas catitas
cestinhas cheias de flores e de frutas coloridas. Tudo de miolo de pão, tão mimoso!" Narrador que "não interfere" na história, apenas conta e em momentos da sua opinião.

"Afirmo que não. Ah! ninguém o saberá jamais!.." O narrador faz muito diálogo com o leitor, fazendo com que cada um que leia, imagine cenas, acontecimentos.

Lauro32

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por milenaw32 Ter maio 02, 2017 4:28 pm

Mário de Andrade inovou, porque não seguiu os padrões estéticos dos romances comuns da época, pois a Fraulein foi contratada para ensinar o amor, e não deixar Carlos cair no mundo dos jogos da bebida e das mulheres da vida.
Também inovou na linguagem, pois é utilizada uma linguagem predominantemente formal, porém em muitos trechos tem palavras na linguagem coloquial ou também nas variações linguísticas do Rio. Como podemos ver nos trechos.
" -Que-dê Maria Luiza, Laura?"
"-Inda não."
"-Chi! que almoço mais porcaria!"
"tudo em pandarecos pelo chão[...]"

milenaw32

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2017
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por rafael32 Ter maio 02, 2017 5:05 pm


O obra é feita em terceira pessoa, com uma linguagem coloquial, e com a presença de palavras usadas no dia a dia. O romance possui um narrador q não faz parte da historia. A obra e escrita com partes sem final, onde os leitores são induzidos a usar da imaginação para completar essa partes.
rafael32
rafael32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Kauane32 Ter maio 02, 2017 5:44 pm

O autor,Mário de Andrade teve como objetivo ao escrever o livro enaltecer a fala brasileira.A obra foi publicada em 1927,e apresenta expressões do cotidiano paulista, alguns erros gramaticais cometidos propositalmente para mostrar a riqueza da lingua brasileira,não deixando de lado tambem o coloquialismo que é perceptível na obra.

“— Ih! vou contar pra mamãe que você está estragando as plantas!
— Não me amole!
— Amolo, pronto! Mamãe! Mamãe! Me largue! Feio! Mamãe! “

Kauane32

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por graziela32 Ter maio 02, 2017 6:00 pm

''Abriu lentamente uns olhos alheios. O desconhecido estava perto dela. É Carlos.''
''Flébil, flébil, nem se ouvia. Sousa Costa acreditou que era um grande artista dramático. Voltou-se pra Fräulein. Por lembranças românticas franziu a testa.''
''Carlos baixou a cabeça, partiu. Francamente: não soube que partia. Não soube que chegou no quarto. Não soube que se encostou na guarda da cama, senão caía mesmo, plorúm! desmanchado no chão. ''
Narrativa em terceira pessoa,aonde o narrador não faz parte da história.

graziela32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Sannder32 Ter maio 02, 2017 9:10 pm

Narrativa feita em terceira pessoa,onde o narrador não faz parte.
''Isto não sei se é bem se é mal, mas a culpa é toda de Elza. Isto sei e afirmo..."
''Você proíba as crianças de falarem mais nisso..''
"Empurrada sacudida revirada. "Tatu subiu no pau"..."

Sannder32

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Guilherme 3.2 Ter maio 02, 2017 9:29 pm

"E o alemão de dentro de Fräulein repisa insaciável, incansável, a suave
cena, sinfonia Pastoral cinco vezes por ano e perpétua visão: Boca-da-noite... Uma cidade
escura milenar... Ele entraria do trabalho... Ela se deixava beijar... Durante a janta saberia
dos bilhetes pra Filarmônica, no dia seguinte... E quando a noite viesse, ambos dormiriam
sono grande sem gestos nem sonhar"
"— Ela vai bem, dona Laura. Mais alegrinha até. E quase sem febre. "
"Numa das voltas olhando pra trás, viu a montanha curvada, com o sol lhe mordendo
as ilhargas. Era Loge, deus do incêndio... As montanhas desembestavam assustadas,
grimpando os itatins com gestos de socorro, contorcidas. Loge perseguia as medrosas,
lambido de chamas, trinando. Fräulein escutou um xilofone, o tema conhecido. E o encantamento
do fogo principiou para Brunilda."

O livro tem linguagens tanto formais quanto informais, dependendo do que se fala, dependendo do personagem.
Guilherme 3.2
Guilherme 3.2

Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/04/2017
Idade : 24
Localização : Disney

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por gabriellib32 Ter maio 02, 2017 9:55 pm

"Elza viu ele abrir a porta da pensão. Páam... Entrou de novo no quartinho ainda agitado pela presença do estranho."
"Susto. Os tremores entram saem pelas portas fechadas. Chiuiiii... ventinho apreensivo. Grandes olhos espantados de Aldinha e Laurita. Porta bate. Mau agouro? ... Não... Pláaa... Brancos mantos... É ilusão"
Nestes trechos podemos ver que o autor tenta retratar os sons fazendo com que a nossa imaginação seja maior e o texto se torne mais atraente.
"Dia primeiro ou dois de setembro ,não lembro mais."
Podemos ver que é feita em terceira pessoa.


gabriellib32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 2

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos