Obras Literárias
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

+22
Ane32
gabriellib32
milenaw32
Camilaf32
pedro32
Luiz Felipe Ferreira
Kauane32
Gabriela32
Luis Cristiano
Luizalopes32
Gustavo 32
Eduarda32
Ariane32
braianruan32
rafael32
graziela32
bernardo32
camilaa32
AnnaJ32
Bianca32
milenaM32
Admin
26 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" Empty Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

Mensagem por Admin Sáb Abr 29, 2017 10:16 pm

Ao analisarmos as personagens de alguma narrativa, levamos em consideração suas características a fim de justificarmos suas ações. A partir das análises, percebemos se são personagens "planas" (pouco complexas, com poucas características) ou "redondas" (complexas, com muitas características, não reconhecido por inteiro, dependendo de uma leitura profunda). Sendo assim, ANALISE as características físicas, psicológicas, sociais, ideológicas e morais (com trechos da obra) as personagens: *Quincas, *Joaquim e *Vanda. Após as análises, CLASSIFIQUE-OS em planos ou redondos.

Admin
Admin

Mensagens : 11
Data de inscrição : 24/04/2017

https://literaturauepg.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" Empty Re: Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

Mensagem por milenaM32 Dom Abr 30, 2017 12:37 pm

Vanda- filha de Joaquim Sores da Cunha, homem honesto e de bom caráter. Envergonhada com a transformação de Joaquim Soares Costa para Quincas Berro d'Água, um bêbado e vagabundo. Preocupada costantemente com o pensamento da sociedade sobre ela e sua família. Aliviada com a morte de Quincas, pois assim por um certo tempo teria o seu verdadeiro pai, Joaquim Soares da Cunha.
"Vanda conteve-se, era pessoa religiosa, frequentava a igreja do Bonfim, um pouco espírita também, acreditava na reencarnação. Além do mais, agora pouco importava o sorriso de Quincas. Era ela finalmente quem mandava e dentro em pouco ele voltaria a ser o pacato Joaquim Soares da Cunha, irrepreensível cidadão."

Joaquim Soares da Cunha- homem respeitável, bom funcionário da mesa de rendas estadual, homem de família de negócios e bom caráter"exemplar".
" segundo eles, Quincas Berro d'Água, ao morrer voltará a ser aquele antigo e respeitável Joaquim Soares da Cunha, de boa família, exemplar funcionário da mesa de rendas estadual, de passo medido, barba escanhoada, paletó negro de alpaca, pasta sob o braço, ouvido com respeito pelos vizinhos, opinando sobre o tempo e a política, jamais visto num botequim, de cachaça caseira e comedida."

Quincas Berro d'Água- um bêbado, rei da esbórnia, das mulatas e de todos os vagabundos da Bahia, um fracassado.
Para seus amigos ele era considerado um herói, " pai da gente" . E para família" um bêbado, um vagabundo".
" Haviam tomado seus tragos, sem dúvida, na comoção da notícia, mas o vermelho dos olhos era devido às lágrimas derramadas, à dor sem medidas, e o mesmo pode-se afirmar da voz embargada e do passo vacilante. Como conservar- se completamente lícido quando morre um amigo de tantos anos, o melhor dos companheiros , o mais completo vagabundo da Bahia?"

Vanda é uma personagem plana pois mostra seus sentimentos, mais não detalha sua fisionomia. Deixando ser imaginada de acordo com a criatividade do leitor.
Joaquim Soares da Cunha e Quincas Berro d''Água são personagens redondos pois percebe - se na obra seus traços desde a maneira de agir até traços do personagem.

milenaM32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" Empty Re: Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

Mensagem por Bianca32 Dom Abr 30, 2017 6:04 pm

Vanda: É casada com Leonardo, filha de Quincas, é chamada de filha envergonhada, pois se envergonha com o rumo de vida que o pai tomou, e fica preocupada sobre qual será a visão da sociedade diante dela. É uma personagem plana, pois temos poucas descrições no livro.
“um colega qualquer de Leonardo, amiga faladeira de Vanda (a filha envergonhada)...”
“Vanda herdara da mãe certo senso prático, a capacidade de tomar rapidamente decisões e executá-las...”
“Mediu Vanda, seu vestido de dia de festa, sua limpeza, os sapatos altos...”
Joaquim: É o nome de Quincas, um esposo e pai, homem de família respeitável. E funcionário de rendas de mesa estadual. É um personagem redondo, pois há no livro diversas descrições de sua pessoa.
“Porque se impunha finalmente sua vontade, a filha devotada restaurara Joaquim Soares da Cunha, aquele bom, tímido e obediente esposo e pai...”
“Recordava também a homenagem que amigos e colegas lhe prestaram, ao ser Joaquim promovido na Mesa de Rendas...”
Quincas: É Joaquim, que largou a vida de pai e marido exemplar, para se tornar um bêbado. Tinha muitos amigos, que sentiram muito sua morte. É um personagem redondo, pois há muitas descrições.
“Vanda ficou imóvel, olhando o rosto de barba por fazer, as mãos sujas, o dedo grande do pé saindo da meia furada...”

Bianca32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" Empty Re: Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

Mensagem por AnnaJ32 Dom Abr 30, 2017 6:22 pm

Joaquim Soares da Cunha: antes de ser o Quincas, continha boas qualidades e era "respeitável.. de boa família, exemplar funcionário da Mesa de Rendas Estadual, de passo medido, barba escanhoada, paletó negro de alpaca, pasta sob o braço, ouvido com respeito pelos vizinhos, opinando sobre o tempo e a política,jamais visto num botequim, de cachaça caseira e comedida".

Quincas: uma personalidade contrária ao de Joaquim, "uma farsa montada por ele... para atazanar a vida dos parentes, desgostar-lhes a existência,mergulhando-os na vergonha e nas murmurações da rua. Não era ele homem de respeito e de conveniência, apesar do respeito dedicado por seus parceiros de jogo a jogador de tão invejada sorte e a bebedor de cachaça tão longa e conversada.", era um homem de sorriso irônico.

Vanda: filha de Joaquim e inconformada pela transformação do pai, sente vergonha de Quincas e de todas as coisas que este fez: "É pecado ter raiva de um morto, ainda mais se esse morto é o pai da gente.". Ela "era pessoa religiosa, frequentava a igreja do Bonfim, um pouco espírita também".

Os personagens principais, Quincas e Joaquim, são definidos como redondos, mesmo sendo a mesma pessoa, as personalidades têm características diferentes e descritas. Já os outros personagens são considerados planos.
AnnaJ32
AnnaJ32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" Empty Re: Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

Mensagem por camilaa32 Seg maio 01, 2017 12:31 am

Vanda: Filha de Quincas/Joaquim; sente vergonha do pai,da vida que ele levava. Personagem plana,pois não há tantas características dela. "Amiga faladeira de Vanda (a filha envergonhada)...”

Joaquim Soares Cunha: Uma boa expectativa de vida,qualidade , "respeitável.. de boa família, exemplar funcionário da Mesa de Rendas Estadual, de passo medido, barba escanhoada, paletó negro de alpaca, pasta sob o braço". Personagem redondo ,pois suas características são marcantes.

Quincas: diferente da vida branda de Joaquim,Quincas o "paizinho" adorava viver nos bares da cidade , sempre rodeado de prostitutas,bebida e muitos amigos "Não era ele homem de respeito e de conveniência".Personagem redondo ,pois suas características são marcantes.

camilaa32

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" Empty Re: Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

Mensagem por bernardo32 Seg maio 01, 2017 2:21 pm

Vanda, que é a filha de Joaquim, é construída através de seus pensamentos e ações, e não de forma evidente e objetiva, o que leva a cada leitor a ter uma imagem diferente de sua personalidade, parecidas, mas não iguais. Por isso pode ser considerada uma personagem plana.
"Procurou onde sentar. Tudo que havia, além do catre, era um caixão de querosene
vazio. Vanda o pôs de pé, soprou a poeira, sentou-se. Quanto tempo demoraria o médico a
chegar? E Leonardo? Imaginou o marido cheio de dedos na Repartição, explicando ao chefe a
inesperada morte do sogro."
"Vanda conteve-se, era pessoa religiosa, frequentava a igreja do Bonfim, um pouco espírita também, acreditava na reencarnação."
"Vanda pensara levar o cadáver para casa, realizar o velório na sala, oferecendo café, licor e
bolinhos aos presentes, durante a noite. Chamar padre Roque para a encomendação do corpo.
Realizar o enterro pela manhã cedo, de tal maneira que pudesse vir muita gente, colegas de
Repartição, velhos conhecidos, amigos da família."

"Vanda era malcriada, bem capaz de recordar-lhe as
várias ocasiões em que ele, Eduardo, começando a vida, recorrera à bolsa de Quincas."

É muito preocupada com a imagem da família, considerando seu pai um grande desgosto, mas ainda o amava. É controladora, como a mãe.Religiosa e casada com Eduardo.
"Leonardo olhou-a suplicante. Sabia não adiantar discutir com Vanda, ela acabava sempre por
impor suas opiniões e seus desejos. Também fora assim no tempo de Joaquim e Otacília,
apenas um dia Joaquim largou tudo e ganhou o mundo."

"JARARACAS!"

Joaquim Soares da Cunha, pai de Vanda, era Quincas Berro d'Água antes de lagar sua família. É muito bem descrita no livro e é citado várias vezes, tendo grande participação no enredo. Por isso pode ser considerado uma personagem redonda. Era casado com Otacília, tinha dois irmãos, Marocas e Eduardo.
"Já poderiam falar livremente de Joaquim Soares da Cunha, louvar-lhe a conduta de funcionário, de esposo e pai, de cidadão, apontar
suas virtudes às crianças como exemplo, ensiná-las a amar a memória do avô, sem receio de qualquer perturbação."
"Era ela finalmente quem mandava e dentro em pouco ele voltaria a ser o pacato Joaquim Soares da Cunha, irrepreensível cidadão."
"Novamente Joaquim Soares da Cunha voltaria e estaria um pouco entre os seus, no conforto de uma casa honesta, reintegrado em sua respeitabilidade."


Quincas Berro d'Água, é uma personagem redonda, pois sua história de vida é o centro da obra. Considerado um vagabundo pela família, era um malandro que se metia em várias confusões pela cidade, aparecendo muitas vezes no jornal por causa dos problemas em que se metia. Querido pela comunidade mais pobre da cidade, tinha 4 amigos os quais considerava família, junto com Quitéria do Olho Arregalado e várias outras personagens apresentadas.
"Por onde passavam, ouviam-se gritos chamando Quincas, vivando-lhe o nome. Ele agradecia com a cabeça, como um rei de volta a seu reino."
"Aquele sogro amargurara-lhe a vida, dera-lhe os maiores desgostos. Leonardo vivia no receio de mais uma das dele, de abrir o jornal e deparar com a
notícia de sua prisão por vagabundagem, como sucedera uma vez. Nem queria se recordar daquele dia quando, a instâncias de Vanda, andou pela polícia, mandado de um lado para outro, até encontrar Quincas no porão da Central, de cuecas e descalço, a jogar tranquilamente com ladrões e vigaristas."
"...o mais completo vagabundo da Bahia?"

"Dez anos levara Joaquim essa vida absurda. Rei dos vagabundos da Bahia, escreviam sobre ele nas colunas policiais das gazetas, tipo de rua citado em crônicas de literatos ávidos de fácil pitoresco, dez anos envergonhando a família, salpicando-a com a lama daquela inconfessável celebridade. O cachaceiro-mor de Salvador, o filósofo esfarrapado da rampa do Mercado, o senador das gafieiras, Quincas Berro Dágua, o vagabundo por excelência, eis como o
tratavam nos jornais, onde por vezes sua sórdida fotografia era estampada."

bernardo32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" Empty Re: Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

Mensagem por graziela32 Seg maio 01, 2017 6:13 pm

Quincas: Era um vagabundo,marinheiro,cachaceiro,considerado o pai dos malandros. “Joaquim decide abandonar tudo e todos para levar uma vida boêmia, com bebedeiras e prostitutas sem nunca voltar para casa”. O Rei dos vagabundos da Bahia " o "senador das gafieiras", o "patriarca da zona do baixo meretrício". Personagem que se tornou após sair de casa chamando mulher e filha de "jararacas". Personagem redondo.

Joaquim :Era chefe de família,foi um homem respeitável,cidadão exemplar,”funcionário que atuava na Mesa de Rendas Estadual até os seus cinqüenta anos. “ De boa família.Personagem redondo.

Vanda:Filha de Quincas “ele era o pai da gente!Paizinho Quincas...” Era envergonhada,”era uma pessoa religiosa,freqüentava a igreja Bonfim,um pouco espírita” e acreditava na reencarnação. “de cabelos cacheados e chorava fácil”.Personagem plano

graziela32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" Empty Re: Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

Mensagem por rafael32 Seg maio 01, 2017 7:31 pm

Joaquim : Funcionário publico , de vida social respeitável, era um homem exemplar para amigos e familiares, mas aos seus cinquenta anos por motivos desconhecidos, despediu-se  da família com palavras ofensivas e passou a viver na rua. Na obra podemos perceber que Joaquim e um personagem redondo, pois é nítida a  sua complexidade desde o começo até ao final do livro, além de detalhes de sua vida e fisionomia do personagem.

Vanda: Filha de Joaquim, homem exemplar. Inconformada com a mudança de seu pai, de um homem exemplar para um bêbado. Vanda, era preocupada com o olhar da sociedade para com sua família. Pode-se notar que Vanda é um personagem plano, pois não há informações profundas sobre sua fisionomia e  vida em um todo, assim se tornando apenas filha de Joaquim.

Quincas Berro d'Água: Para sua família era um bêbado e fracassado, seus amigos o consideravam um herói. Quincas é um personagem detalhado pois, sabemos o motivo de seu aparecimento, e pelo qual motivo trocou sua vida de funcionário publico pela a de um bêbado morador de rua, por isso é um personagem redondo.
rafael32
rafael32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" Empty Re: Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

Mensagem por braianruan32 Seg maio 01, 2017 7:35 pm

Quincas: Era um vagabundo,marinheiro,cachaceiro,considerado o pai dos malandros. Personagem que se tornou após sair de casa chamando mulher e filha de "jararacas". Personagem redondo.
Vanda: Filha, sente vergonha do pai, da vida que ele levava. Personagem plana,pois não há tantas características dela.
Joaquim :Era chefe de família um homem respeitável,cidadão exemplar.Personagem redondo.
braianruan32
braianruan32

Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" Empty Re: Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

Mensagem por Ariane32 Seg maio 01, 2017 9:37 pm

Joaquim Soares da Cunha: Respeitável e de boa família, “correto funcionário da Mesa de Rendas Estadual, aposentado após vinte e cinco anos de bons e leais serviços, esposo modelar, a quem todos tiravam o chapéu e apertavam a mão.”
Quincas Berro Dágua: para a família, representava tudo àquilo que havia de pior na sociedade, era motivo de vergonha, “Como pode um homem, aos cinquenta anos, abandonar a família, a casa, os hábitos de toda uma vida, os conhecidos antigos, para vagabundear pelas ruas, beber nos botequins baratos, frequentar o meretrício, viver sujo e barbado, morar em infame pocilga, dormir em um catre miserável?”. Para os amigos não havia melhor pessoa, e todos que conviviam com ele sentiram o peso de sua morte. “Relembraram fatos, detalhes e frases capazes de dar a justa medida de Quincas. Fora ele quem cuidara, durante mais de vinte dias, do filho de três meses de Benedita, quando esta teve de internar-se no hospital. Só faltara dar à criança o seio a amamentar. O mais fizera: trocava fraldas, limpava cocô, banhava o infante, dava-lhe mamadeira.”
Vanda: Filha de Joaquim, superficial (“E pensando nisso, os olhos fitos na face sorridente de Quincas, Vanda pensou no destino da aposentadoria do pai.”), preocupada com as convenções sociais. Preconceituosa, “Não sabia por que ainda estavam no quarto, não havia de ser por amizade ao morto, essa gente não tem amizade a ninguém. De qualquer maneira, mesmo a incômoda presença de tais amigos não tinha importância. Desde que eles não acompanhassem o enterro, no dia seguinte.
Os personagens Joaquim e Vanda são planos, pois há pouca caracterização destes, apenas a exaltação de poucas características, isso também se dá pela visão destes por somente um enfoque. Já de Quincas é possível ter a visão de suas várias facetas, a que se apresenta aos amigos, a amada Quitéria e aos familiares. Sendo assim um personagem redondo.

Ariane32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" Empty Re: Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

Mensagem por Eduarda32 Seg maio 01, 2017 10:28 pm

Quincas Berro D'Agua:
Na vida social, bom marido,bom pai,bom funcionário público, cumpridor de seus deveres;depois por opção , vagabundo no Pelourinho e no porto de Salvador...

Vanda: Filha de Quincas, ela sente vergonha do pai, pois o pai levava a vida muito diferente para ela , não tem tantas características sobre ela.

Joaquim Soares da Cunha : tem uma boa família,um homem respeitado,ouvido com respeito pelos vizinhos, opinando sobre o tempo e a política,jamais visto num botequim, (antes de ser o Quincas).

Eduarda32

Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" Empty Re: Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

Mensagem por Gustavo 32 Seg maio 01, 2017 11:18 pm

Joaquim Soares da Cunha: Pai de família e respeitado na sociedade em que vivia. É considerado um personagem redondo, pois é perceptível a descrição psicológica e física do personagem. "respeitável... de boa família, exemplar funcionário da Mesa de Rendas Estadual, de passo medido, barba escanhoada, paletó negro de alpaca, pasta sob o braço,ouvido com respeito pelos vizinhos, opinando sobre o tempo e a política, jamais visto num botequim.."

Quincas Berro D'água: Bêbedo, vivia nos jogos, botequins, etc. "Paizinho", "Berrito", era muito bem visto na sociedade em que estava inserido também (sociedade 'inferior'), bem quisto por todos. "O "cachaceiro-mor de Salvador", o "fisósofo esfarrapado da rampa do Mercado",(...) Quincas Bero D'água, o "vagabundo por excelência". "Naquele dia começou-se a beber na cidade da Bahia muito antes da hora habitual. Não era pra menos, não é todos os dias que morre um Quincas Berro D'água"."se Quincas tinha tantos amigos e conhecidos".

Vanda: Filha de Joaquim. Casada com Leonardo. Com vergonha do pai (Quincas). Culpava o pai. "era religiosa, frequentava a igreja do Bonfim, um pouco espírita também.". "Vanda ficou imóvel, olhando o rosto de barba por fazer, as mãos sujas, o dedo grande do pé saindo da meia furada. "Não tinha mais lágrimas para chorar nem soluços com que encher o quarto, desperdiçados umas e outros nos primeiros tempos da maluquice de Quincas,(...)".

Gustavo 32

Mensagens : 9
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" Empty Re: Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

Mensagem por Luizalopes32 Ter maio 02, 2017 12:09 pm

Joaquim: era um pai de família, respeitado, trabalhador da mesa de Rendas Estadual.

Quincas: Bêbado, que vivia indo a lugares com jogos de azar, botecos, etc. Chamado de vagabundo por excelência, era bem visto na sociedade em que se encaixava, que no caso era a classe inferior.

Vanda: Filha do Quincas/Joaquim, tinha vergonha de seu pai, era uma moça religiosa sempre frequentando a igreja.

Luizalopes32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" Empty Re: Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

Mensagem por Luis Cristiano Ter maio 02, 2017 12:13 pm

Os principais personagens são Joaquim,Quincas e Vanda.
Vanda:filha de Joaquim Soares da Cunha,ou Quincas.Ela sente muita vergonha do pai,por ele ser bêbado,a vergonha começou quando seu pai passou de homem de família exemplar para o bêbado da cidade.Era casada com Leonardo.

Joaquim Soares da Cunha:Homem exemplar,pai de família respeitado,funcionário publico.

Quincas Berro D'água:Marinheiro,bêbado,adorado pela sociedade,não saia do bar,"um homem de sorriso irônico"
Luis Cristiano
Luis Cristiano

Mensagens : 10
Data de inscrição : 01/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" Empty Re: Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

Mensagem por Gabriela32 Ter maio 02, 2017 12:20 pm

Joaquim Soares da Cunha: mostrava-se como uma pessoa exemplar, dedicado com a família, bem conceituado na sociedade e funcionário público.

Quincas: oposto de Joaquim Soares da Cunha, vivia nos cantos, embebedando-se, andando com mulheres e pessoas que não eram bem vistas na sociedade. Não era bem visto pela sociedade e principalmente para a sua família.

Vanda: filha de Joaquim Soares da Cunha, era vista como uma pessoa de conceito na sociedade, portanto tinha vergonha de seu pai.

Gabriela32

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" Empty Re: Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

Mensagem por Kauane32 Ter maio 02, 2017 12:24 pm

Joaquim: até seus cinquenta anos era um respeitável funcionário da Mesa de Rendas Estadual, de uma família respeitada, "Aquele bom, tímido e obediente esposo pai: bastava levantar a voz e fechar o rosto para te-lo cordato e conciliador'
Quincas: um bêbado, rei da esbórnia, das mulatas e de todos os vagabundos da Bahia, pai dos malandros, motivo de vergonha para família porém era adorado pelos amigos, "o cachaceiro-mor de Salvador, o filosofo esfarrapado da rampa do Mercado, o senador das gafieiras, Quincas Berro D'água o vagabundo por excelência eia como o tratavam nos jornais, onde por vezes sua sórdida fotografia era estampada".
Vanda: Filha de Joaquim, casada com um respeitável marido, orgulhosa, arrogante, preocupada com as convenções sociais e materialista, "Vanda conteve-se, era pessoa religiosa, frequentava igreja do Bonfim, um pouco espirita também, acreditava na reencarnação"

Kauane32

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" Empty Re: Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

Mensagem por Luiz Felipe Ferreira Ter maio 02, 2017 12:25 pm

Vanda: Filha de Joaquina e de Quincas, casada com Leonardo. Gostava muito de ir na igreja e sendo assim ela era muito religiosa

Quincas, vivia em lugares de apostas, bares, etc. Bebia demais e no fim era adorado por todos na sociedade

Joaquim Soares da Cunha: Pai de Familia, todo respeitoso e um homem de exemplo, trabalhava na prefeitura

Luiz Felipe Ferreira

Mensagens : 2
Data de inscrição : 02/05/2017
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" Empty Re: Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

Mensagem por pedro32 Ter maio 02, 2017 1:55 pm

Joaquim Soares da Cunha: mostrava-se como uma pessoa de conceito na sociedade , dedicado com a família, tinha um ótimo trabalho e era responsável .

Quincas: oposto de Joaquim Soares da Cunha, vivia nos cantos caindo de bêbado andando com mulheres e pessoas que não eram bem conceituadas perante a sociedade , com isso se tornou uma vergonha principalmente para a sua família.

Vanda: filha de Joaquim Soares da Cunha, era vista como uma pessoa boa e honesta na sociedade, portanto tinha vergonha de seu pai .
pedro32
pedro32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" Empty Re: Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

Mensagem por Camilaf32 Ter maio 02, 2017 3:21 pm

Joaquim Soares da Cunha: Um homem exemplar, esposo e pai, funcionário público. Abandona toda a sua vida para se entregar a uma totalmente diferente, indo contra todos os padrões.
“Era um bom pai e bom esposo. Com essa última lembrança, Vanda sentiu-se suficientemente comovida”
Quincas: Um bêbado fracassado, que largou a família e é considerado um vagabundo pela família.
“...Quincas Berro Dágua, cachaceiro, debochado e jogador, sem família, sem lar, sem flores e sem rezas.”
Valda: Filha de Joaquim, decepcionada com a mudança de seu pai, com vergonha de Joaquim Soares da cunha, um funcionário público exemplar ter se transformado em Quincas, um bêbado.
“Vanda conteve-se, era pessoa religiosa, frequentava a igreja do Bonfim, um pouco espírita também, acreditava na reencarnação. Além do mais, agora pouco importava o sorriso de Quincas. Era ela finalmente quem mandava e dentro em pouco ele voltaria a ser o pacato Joaquim Soares da Cunha, irrepreensível cidadão.”
Quincas e Joaquim são redondos e Vanda é plana, pois no livro parece seus sentimentos e suas aflições.

Camilaf32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" Empty Re: Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

Mensagem por milenaw32 Ter maio 02, 2017 3:55 pm

QUINCAS: era um bêbado, velho, que havia deixado sua casa e vida boa para ser apenas ele mesmo. Não saia do bar. Foi descrito em uma parte do livro como "invenção do diabo", pois todos achavam que ele não tinha família, porque sua família tinha vergonha dele por ter largado sua vida boa para ser um bêbados, andar com outros bêbados, e viver nas ruas da ladeira do Tabuão. Descrição profunda.
" a ralé em cuja companhia Quincas se comprazia"
" cadáver de vagabundo, falecido ao azar, sem decência na morte, sem respeito, rindo-se cinicamente, rindo-se dela"
" quando ela fizera tentativas reiteradas de trazê-lo de volta a casa abandonada. agora apenas olhava, o rosto ruborizado de vergonha"
JOAQUIM: era um trabalhados respeitado da mesa de rendas estadual, andava sempre arrumado, de terno e gravata, sustentava a família e nunca deixava-lhes faltar nada, é o homem que existia antes da "obra do diabo" em que Joaquim se tornou Quincas Berro D'água. Descrição profunda.
" aquele antigo e respeitável Joaquim Soares Da Cunha, de boa família, exemplar funcionário da mesa de rendas estadual, de passo medido, barba escanhoada, paletó negro de alpaca, pasta sob o braço, ouvido com respeito pelos vizinhos, opinando sobre o tempo e a política , jamais visto num botequim, de cachaça caseira e comedida."
VANDA: era a filha envergonhada descrito pelo autor, filha de Joaquim Soares Da Cunha, era religiosa, era boa e honesta, já havia feito varias tentativas de reintegrar e trazer novamente o pai do mundo das bebidas para a vida antiga de aposentado da mesa de rendas estadual.
“Vanda conteve-se, era pessoa religiosa, frequentava a igreja do Bonfim, um pouco espírita também, acreditava na reencarnação. Além do mais, agora pouco importava o sorriso de Quincas."

milenaw32

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2017
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" Empty Re: Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

Mensagem por gabriellib32 Ter maio 02, 2017 6:14 pm

Vanda pode ser classificada como uma personagem plana, ela é filha de Quincas, é pouco sitada na obra, ela tem vergonha e desgosto do pai é uma mulher fria e aparentemente muito seria e sofrida. "É pecado ter raiva de um morto, ainda mais se esse morto é o pai da gente."
" Ela era pessoa religiosa, frequentava a igreja do Bonfim, um pouco espírita também".
Joaquim é claramente um personagem essencial para a trama, redondo e muito querido pela família e amigos, tinha boa postura e seguia os padrões impostos pela sociedade em que vivia "Já poderiam falar livremente de Joaquim Soares da Cunha, louvar-lhe a conduta de funcionário, de esposo e pai, de cidadão, apontar suas virtudes às crianças como exemplo, ensiná-las a amar a memória do avô, sem receio de qualquer perturbação."
Quincas assim como Joaquim é um personagem redondo e que traz sentido e reflexão a obra, ele era totalmente diferente de Joaquim, ele era bêbado, escandaloso, fracassado e estava abandonado pela família e não trabalhava. " cadáver de vagabundo, falecido ao azar, sem decência na morte, sem respeito, rindo-se cinicamente, rindo-se dela"
"Naquele dia começou-se a beber na cidade da Bahia muito antes da hora habitual. Não era pra menos, não é todos os dias que morre um Quincas Berro D'água"

gabriellib32

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/04/2017
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" Empty Re: Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

Mensagem por Ane32 Ter maio 02, 2017 6:45 pm

Joaquim Soares da Cunha: Um homem de família, sempre bem vestido e arrumado, direito, trabalhador, dedicado, exemplar.
Quincas: Um 'bêbado', largado, cachaceiro, morador de rua, uma vergonha para a família.
Vanda: Filha de Joaquim, era bastante religiosa, tinha vergonha do que seu pai havia se tornado (Quincas).
Ane32
Ane32

Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" Empty Re: Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

Mensagem por WillyJ 3.2 Ter maio 02, 2017 6:48 pm

Vanda: Filha de Joaquim, mas quando o pai morre para se tornar Quincas, se sente envergonhada da situação.

Joaquim: Homem e pai honrado, dedicado, exemplar na sociedade, responsável e tinha uma vida boa, um trabalho bom

Quincas: Tinha uma vida boêmia, vivia em bares. Não era bem visto na sociedade e nem por sua família, sempre aos cantos
WillyJ 3.2
WillyJ 3.2

Mensagens : 8
Data de inscrição : 26/04/2017
Idade : 23
Localização : Ponta Grossa - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" Empty Re: Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

Mensagem por Sannder32 Ter maio 02, 2017 9:47 pm

Joaquim Soares da Cunha: Um homem exemplar, funcionário público ,pai e marido. Abandona toda a sua vida para se entregara vida a fora.vida de bebedeira e prostitutas, quebrando todos os padrões da época.
“Era um bom pai e bom esposo. Com essa última lembrança, Vanda sentiu-se suficientemente comovida”
Quincas: Um bêbado fracassado, que largou a família .
“...Quincas Berro Dágua, cachaceiro, debochado e jogador, sem família, sem lar, sem flores e sem rezas.”
Valda: Filha de Joaquim, morria de vergonha de seu pai,pelo fato dele ter abandonado a boa vida para viver esfarrapado em bordéis.
“Vanda conteve-se, era pessoa religiosa, frequentava a igreja do Bonfim, um pouco espírita também, acreditava na reencarnação. Além do mais, agora pouco importava o sorriso de Quincas. Era ela finalmente quem mandava e dentro em pouco ele voltaria a ser o pacato Joaquim Soares da Cunha, irrepreensível cidadão.”
Quincas e Joaquim são redondos e Vanda é plana, pois no livro parece seus sentimentos e suas aflições.

Sannder32

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" Empty Re: Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

Mensagem por Lauro32 Ter maio 02, 2017 10:21 pm

Vanda: filha de Quincas, casada com Leonardo. Tem vergonha de quem o pai se tornou, da atenção para o que as pessoas vão falar da sua família. Ficou de certa forma feliz com a morte do pai, pois assim não dava mais desgosto à família. "Vanda conteve-se, era pessoa religiosa, frequentava a igreja do Bonfim, um pouco espírita também, acreditava na reencarnação. Além do mais, agora pouco importava o sorriso de Quincas. Era ela finalmente quem mandava e dentro em pouco ele voltaria a ser o pacato Joaquim Soares da Cunha, irrepreensível cidadão."
Joaquim Soares de Souza: Homem de respeito, dedicado, pai de família, trabalhador do estado. "respeitável... de boa família, exemplar funcionário da Mesa de Rendas Estadual, de passo medido, barba escanhoada, paletó negro de alpaca, pasta sob o braço, ouvido com respeito pelos vizinhos, opinando sobre o tempo e a política, jamais visto num botequim"
Quincas: bêbado, que não saía do bar, o chefe/pai dos bêbados, conhecido em todos os bares da região, largou uma vida para se tornar quem ele gostaria de ser, sem dar atenção para a sociedade. " cadáver de vagabundo, falecido ao azar, sem decência na morte, sem respeito"

Lauro32

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" Empty Re: Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos